História, perguntado por Onz1Nz, 7 meses atrás

Quando fazemos uma "mudinha" de uma planta, estamos realizando qual tipo de reprodução? Justifique sua resposta, com suas próprias palavra​

obs: alguem me ajuda para eu ter uma ideia para criar minha resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por kassyamorim20
1

Resposta:

A forma mais técnica de se chamar o ato de reproduzir plantas por partes de outras é propagação vegetativa. Propagação é sinônimo de reprodução, e vegetativa vem da utilização das partes do vegetal (células, tecidos, órgãos ou propágulos).

A principal diferença entre a reprodução de plantas por semente da reprodução por partes da planta, é a variabilidade genética. O surgimento de uma semente se dá pela união do grão de pólen (masculino) com o óvulo (feminino) da planta.

No entanto, quando essa combinação não acontece e a planta é multiplicada por tecidos de partes do vegetal, é gerado um clone, ou seja, plantas idênticas (sem variação genética).

É possível também induzir variabilidade genética em laboratório. Isso pode ser feito por meio de mutações induzidas com produtos químicos ou por transformação genética, no desenvolvimento de plantas transgênicas. Essas técnicas são bastante utilizadas no melhoramento genético de algumas espécies, como: milho, laranja, soja e algodão

Respondido por isidorio
2

Reprodução assexuada.

Quando tiramos uma mudinha de uma planta, estamos, a partir de um galho, gerando uma árvore que será geneticamente igual à árvore da qual tiramos a mudinha.  Uma reprodução sexuada, por sua vez, envolveria dois indivíduos ("pai" e "mãe") para gerar um novo. Este novo indivíduo não será geneticamente idêntico a nenhum dos progenitores (pai e mãe) porque ele é uma mistura do DNA tanto do pai, quanto da mãe.

Perguntas interessantes