Quando falamos em recursos naturais e os impactos que causamos a eles, não é diferente, uma vez que estamos diretamente falando das nossas atividades diárias e como nos relacionamos com os nossos ecossistemas, não é mesmo? Mas conceitualmente, você saberia me dizer o que são os recursos naturais? Eles são elementos do ecossistema que são essenciais para a vida na Terra e para o desenvolvimento da sociedade humana e das civilizações. Na prática, os recursos naturais essenciais para nossa vida na Terra são o ar, o solo e a água, elementos que estudaremos a partir de agora, analisando nossos impactos a eles.
Os ecossistemas são formados por diferentes elementos estruturais que se inter-relacionam e apresentam diferentes níveis de complexidade. Devido à natureza não mecanicista de muitos de seus componentes, é muito arriscado analisar ou fazer intervenções no ambiente baseadas somente nos componentes individuais dos ecossistemas.
MELO, V. F.; LIMA, V. C. Composição do solo, crescimento de plantas e poluição ambiental. Universidade Federal do Paraná-Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. (UFPR), p. 27-48, 2007.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características.
Escolha uma:
a.
A variabilidade ecossistêmica é relevante para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas, entretanto, a resiliência ambiental não é afetada por ela, sendo por isso um fator secundário a ser considerado.
b.
A consideração da resiliência dos ecossistemas não é um fator essencial nos estudos sobre as funções ecossistêmicas.
c.
A resiliência e a variabilidade ecossistêmica são importantes fatores que influenciam na biodiversidade dos ecossistemas e, consequentemente, afetam as funções ecossistêmicas.
d.
A resiliência e a variabilidade ecossistêmicas são conceitos complexos, mas que não precisam ser avaliados conjuntamente num estudo sobre ecossistemas, bastando a análise de um deles.
e.
A variabilidade ecossistêmica, apesar de influenciar a biodiversidade, pode ser dispensável dos estudos sobre as funções ecossistêmicas, uma vez que outros componentes dos estudos ecossistêmicos podem representá-la.
Soluções para a tarefa
Respondido por
79
Resposta:
c.
A resiliência e a variabilidade ecossistêmica são importantes fatores que influenciam na biodiversidade dos ecossistemas e, consequentemente, afetam as funções ecossistêmicas.
Explicação:
Respondido por
34
Pode-se apontar que resiliência e a variabilidade ecossistêmicas são conceitos que não possuem a necessidade de serem avaliados de forma conjunta em um estudo acerca dos ecossistemas.
É possível estudar resiliência ecossistêmica e variabilidade ecossistêmica de forma separada, isto é, analisando cada um separadamente, sem que haja, contudo, algum tipo de problema nos resultados apresentados.
Letra C.
Abraços!
Perguntas interessantes