Quando falamos em política, muitos podem pensar em questões partidárias, na corrupção, nas alianças políticas, nos governos, porém a política possui alcances maiores que essas definições. A política está relacionada ao modo como ocorre a organização das relações coletivas. Há muitos séculos, teóricos e filósofos procuram compreender como se estruturam essas organizações. Dois dos grandes estudiosos da política foram Platão e Aristóteles. Ambos os autores buscaram compreender as dimensões da política a partir do contexto social que estavam inseridos. Os conhecimentos sobre a política no decorrer dos séculos se modificou, resultado das transformações na sociedade e das influências de diversos teóricos.
LOPES, M. H.; RODRIGUES; A. C. Ciências Políticas. Maringá: UniCesumar, 2018. (adaptado).
Considerando essas informações e as transformações na política no decorrer dos séculos, podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A maior transformação da política, no século VIII, foi quando as relações entre Estado e Instituições militares foram estabelecidas .
Alternativa 2:
As reflexões políticas, desde o seu início, estiveram pautadas sobre grandes questionamentos sobre os humanos, no âmbito da política essa foi a preocupação deles.
Alternativa 3:
A história da humanidade demonstra que a política é cíclica, mas ela estagna e retrocede nas mesmas característica do passado. Isso demonstra que o problema político sempre está resolvido.
Alternativa 4:
Em um determinando momento da história, o cristianismo foi responsável por estabelecer uma ligação entre a política e a religião. Nesse período, os maiores questionamentos estavam associados à relação do humano com Deus.
Alternativa 5:
As transformações políticas só podem ser compreendidas por grandes intelectuais. O senso comum possui elementos substânciais para essas reflexões, isso facilita a sua participação juntamente ao setor político, impulsionando mudanças sociais.
Soluções para a tarefa
1 é falsa, desde que o Estado existe há relações entre a política e os militares (os reis gregos da Ilíada, por exemplo, eram todos líderes militares).
2 é falsa, tais preocupações são uma característica relativamente recente, só tendo surgido após o Humanismo.
3 é falsa, a questão política nunca está resolvida, abrindo-se sempre para uma nova geração.
4 é verdadeira, de modo que, na Idade Média, a sociedade era regida de acordo com pressupostos religiosos, havendo confusão entre Estado e Igreja.
5 é falsa, pois ou só os intelectuais podem compreender a política e o senso comum não possui os elementos substanciais para a reflexão ou o contrário, não pode ser o caso que as duas coisas coexistam.
Alternativa 4:
Em um determinando momento da história, o cristianismo foi responsável por estabelecer uma ligação entre a política e a religião. Nesse período, os maiores questionamentos estavam associados à relação do humano com Deus.