Biologia, perguntado por oliveiraflaviane75, 3 meses atrás

Quando falamos em evolução biológica estamos nos referindo a que processos?

Soluções para a tarefa

Respondido por thaysklisan
0

Quando falamos de evolução biológica estamos nos referindo a alguns fatores principais que tornam a evolução possível: mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Após anos de muitas pesquisas, hoje acredita-se que a evolução biológica é possível por causa de alguns processos naturais que ocorrem nas populações de indivíduos de seres vivos por todo o globo e durante toda a história evolutiva das espécies.

A mutação é o aparecimento aleatório de diferenças genéticas nos indivíduos, que muitas vezes nem se expressam no fenótipo, mas que podem ser passadas para gerações futuras gerando assim variabilidade genética e diferenças entre os indivíduos de uma mesma população.

A recombinação gênica ocorre a nível celular durante a meiose, ou seja, durante a formação das células reprodutivas. É a mistura de genes entre os cromossomos.

A deriva genética é um processo que é mais evidente em populações pequenas, com poucos indivíduos. Consiste na mudança de frequência dos alelos presentes na população, ocorrendo ao acaso, podendo gerar o desaparecimento de algum alelo e o aumento de outro.

A migração atua na evolução de forma a modificar a composição das populações de indivíduos, pois haverá a saída ou chegada de indivíduos com características que podem modificar a frequência de alelos da população.

E a seleção natural diz respeito a sobrevivência dos indivíduos que são mais bem adaptados a determinado ambiente, passando assim suas características para seus descendentes. Se os mais bem adaptados sobrevivem, serão eles também que terão mais descendentes e consequentemente suas características serão as prevalentes na população.

Perguntas interessantes