Quando falamos em desenvolvimento comunitário nos meios técnicos ou acadêmicos é comum ouvir uma expressão de ironia ou desconfiança como por exemplo “já ouvi isso antes ” ou “mais um programa para engabelar o povo”.
De fato, a expressão não é nova e, durante muito tempo, marcou a implementação dos programas governamentais.
A ideia de desenvolvimento comunitário como programa governamental surgiu no período pós-guerra, com a divisão do mundo nos blocos capitalista e socialista, e com o início da guerra fria, como estratégia dos países capitalistas para garantir sua ordem social. Fundamentando-se na ideia de que a pobreza tornava os povos receptivos à propaganda comunista e de que a ajuda aos povos subdesenvolvidos reverteria em benefícios econômicos aos EUA , a ação prática proposta para o desenvolvimento comunitário consistia na implementação de programas de assistência técnica e social nos países pobres, principalmente na América Latina.
A partir dos anos 50, a ONU se empenhou em sistematizar e divulgar o desenvolvimento comunitário como “processo através do qual cada povo participa do planejamento e da realização de programas que se destinam a elevar o padrão de suas vidas. Isso implica na colaboração indispensável entre os governos e o povo para tornar eficazes os esquemas de desenvolvimento viáveis e equilibrados” ( AMMANN, 1981, p.147 ).
Sobre a relação entre desenvolvimento comunitário local e desenvolvimento sustentável, podemos dizer que:
a.
Não existe nenhuma ligação, pois, falar em desenvolvimento local é caracterizá-lo do ponto de vista da superação da visão que atrela o desenvolvimento exclusivamente a aspectos econômicos.
b.
Tem tudo a ver, pois quando falamos em desenvolvimento comunitário estamos nos referindo à busca incessante pelo lucro.
c.
No desenvolvimento comunitário o poder decisório ser concentrado nas mãos de poucos e isso facilita o alcance do desenvolvimento sustentável.
d.
Para relacioná-los podemos fazer uma ponte com a questão dos indicadores econômicos que atestam a supremacia do crescimento econômico.
e.
Estão totalmente relacionadas, uma vez que o desenvolvimento comunitário local é uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável.
daniloyuri1:
alguém sabe a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Podemos afirmar que o conceito de desenvolvimento comunitário local promove esforços para a melhoria e crescimento das políticas públicas de um determinado lugar e, sua relação com o desenvolvimento comunitário é de grande valia, pois este, visa trabalhar e melhorar as condições do meio ambiente local, bem como o desenvolvimento social no presente e para as futuras gerações. (Letra E).
Por fim, as estratégias de desenvolvimento comunitário local tem grande importância quando unida ao desenvolvimento sustentável o que administrado por uma boa gestão gera grandes mudanças para o país.
Por fim, as estratégias de desenvolvimento comunitário local tem grande importância quando unida ao desenvolvimento sustentável o que administrado por uma boa gestão gera grandes mudanças para o país.
Perguntas interessantes