Quando falamos de “aproximações sucessivas”, estamos nos referindo a aproximações intencionais com o objetivo de nos aproximarmos dos sujeitos, das dinâmicas da realidade. Mais do que saber ler dados estatísticos e utilizar bases teóricas de análise, é preciso que o assistente social possa ser capaz de realizar leituras a partir da realidade do sujeito e realizar propostas junto a eles e não para eles. Pensar nos sujeitos a partir das suas particularidades, singularidades é respeitar o humano e as suas diferentes possibilidades de pensar nos sujeitos como cidadãos de direito. (FERREIRA, LUCELIA. ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL) p. 42.
O planejamento se faz na prática por aproximações sucessivas. Baseado na citação acima, podemos pensar em alguns conceitos importantes para a compreensão da importância do planejamento. Vamos debater: o conceito da expressão “aproximações sucessivas” dentro do contexto da cidadania.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Sabe-se que os direitos e deveres de um cidadão compreendem o exercício da cidadania, e por conta disso, o conceito de aproximações sucessivas, se reflete na capacidade dos individuos em realizarem tarefas que visem o cumprimento destes deveres.
Desta forma, torna-se fundamental o contexto socio-espacial em que os individuos encontram-se inseridos, facilitando as aproximações de forma mais realistas, visando sempre o conhecimento das dinâmicas da realidade.
Perguntas interessantes