Quando fala-se sobre riscos, é comum também ouvir a palavra perigo, isso acontece porque todo risco possui consequências e causas quando materializado. Mas as palavras "risco" e "perigo" estão relacionadas, porém possuem diferentes definições. Uma situação pode apresentar perigo, porém não apresenta um risco. Ou pode apresentar tanto o perigo como o risco.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando estes conceitos, associe as duas colunas, classificando cada situação como sendo um risco ou um perigo.
( 1 ) Perigo ( ) Fio energizado desencapado em uma obra.
( 2 ) Risco ( ) Trabalhador sobre um andaime sem EPI para trabalho em altura.
( ) Máquina sem proteção de partes móveis.
( ) Frasco de álcool etílico próximo de uma chama.
( ) Ruído excessivo dentro de uma fábrica com 30 (trinta) trabalhadores.
A sequência correta desta classificação é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1: (1), (1), (1), (2), (2).
Explicação:
Vide p. 17 do livro, “(...) Exemplos de perigos: um fio energizado desencapado em uma obra de construção civil possui um perigo de eletrocussão; resquício da água da chuva sobre um piso com baixa aderência em uma área de grande circulação; um trabalhador sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), em cima de um muro, fazendo a reparação de uma parede em um sobrado.”
Vide p. 18 do livro, “(...) Exemplos de risco: há um maior risco de eletrocussão se um fio desencapado energizado estiver próximo do trabalhador; há um maior risco de queda em um piso escorregadio se a pessoa estiver correndo sobre o piso; há um maior risco de queda de altura se o trabalhador não for treinado para esse tipo de serviço.”.
COMPLEMENTADO pela p. 97 do livro onde diz:
"O perigo é usualmente definido como algo com potencial de causar dano.
De acordo com British Standards Institute (1996), perigo (hazard) é uma fonte ou uma situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, danos à propriedade, dano ao meio ambiente, ou uma combinação destes.
O perigo é somente determinado se uma substância ou situação tem o potencial de causar um efeito danoso. O risco não existe se não houver perigo.
Um perigo totalmente isolado ou afastado não se constitui num risco. (...)".