“'Quando estiverdes entre os chineses’... diz [o imperador da Alemanha]. ‘lembrai que sois a vanguarda da Cristandade’,
diz ele, ‘e atravessai com vossas baionetas todo odioso infiel de marfim que virdes’, diz ele. Fazei-os compreender o
que significa a nossa civilização ocidental... e se, por acaso, tomardes uma pequena extensão de terra enquanto isso,
não deixes nunca que um francês ou um russo a tomem de vós’”
(Finlay Peter DUNNE, Mr. Dooley’s Philosophy, Nova Iorque, 1900, pp. 93-94.)
Ao final do século XIX, a dominação e a espoliação assumiram características novas nas áreas partilhadas e neocolo-
nizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge
da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses
imperialistas:
a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, era algo inimaginável para os ocidentais
b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano
d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar
a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.
e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato
com o mundo exterior
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Alternativa correta letra B: "A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente", sendo esta a mais coerente com a teoria do darwinismo social ou teoria da superioridade das raças.
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Resposta:
(B)
Explicação:
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