Biologia, perguntado por brisalamoglia, 1 ano atrás

Quando estamos resfriados temos a impressão de que “falta” algo no sabor dos alimentos. Qual das alternativas apresenta explicação plausível para esse fenômeno orgânico?

Soluções para a tarefa

Respondido por kamylanascimento5
0

Explicação:

Como os distúrbios do olfato e do paladar raramente constituem uma ameaça à vida, eles podem não receber a atenção médica devida. Entretanto, esses distúrbios podem chegar a ser frustrantes, uma vez que afetam a capacidade do indivíduo de desfrutar do sabor de comidas, bebidas ou aromas agradáveis.

O olfato e o paladar estão intimamente relacionados. As papilas gustativas da língua identificam o sabor e os nervos do nariz identificam o odor. Como a diferenciação entre dois sabores depende, em grande parte, do olfato, em casos de obstrução das fossas nasais, por causa da coriza de um resfriado comum, o olfato pode ser diminuído simplesmente porque os odores não conseguem chegar aos receptores do olfato.

Como o olfato afeta o paladar, os indivíduos resfriados frequentemente acham que os alimentos não possuem o mesmo sabor. As células que detectam o odor podem ser lesadas temporariamente pelo vírus do resfriado.

Alguns indivíduos não conseguem sentir cheiros ou sabores durante dias ou mesmo semanas após um episódio de gripe. Ocasionalmente, a perda do olfato ou do paladar persiste durante meses ou pode, inclusive, tornar-se permanente. Esta diminuição está relacionada à ocasional destruição das células responsáveis pelo olfato pelos vírus responsáveis pelo resfriado.

Respondido por isabellamf12
0

Resposta:Pois o sabor dos alimentos é causado pela ação conjunta do aroma e das papilas gustativas presentes na boca. Quando estamos resfriados, o nariz entupido acaba por bloquear o fluxo de ar nas narinas, o que faz com que o cheiro não seja sentido e, dessa forma, o sabor dos alimentos é alterado.

Perguntas interessantes