Quando estamos ensinando algo para alguém acionamos as nossas estratégias e possibilitamos que o aprendente também acione suas próprias estratégias sempre levando em consideração a cultura
... Todas as vezes que aprendemos ou se estivermos ensinando para alguém desencadeamos o mesmo processo em todos os que estão envolvidos ou seja acionamos nossas estratégias de aprendizagem e possibilitamos o acesso das estratégias de quem aprende pois todos estamos inseridos no mesmo contexto cultural
O aspecto ressaltado em ambos os textos sobre o aprender e ensinar é
Soluções para a tarefa
Resposta:
A relação entre ensinar e aprender é muito forte. Quando ensinamos, aprendemos mais do que quando simplesmente lemos e assistimos à aula. Isso porque a arte de ensinar provoca insights, traz à luz novas ideias e dúvidas, e ainda compartilha conhecimentos de uma forma muito mais dinâmica e divertida.
Explicação:
Isso se deve ao fato de que há um fortalecimento nas conexões neurais, melhorando a memória e desenvolvendo estímulos que fortalecem o conhecimento. Além disso, a interação entre quem aprende e quem ensina faz com que o vínculo crie novos insights e novas dúvidas sejam sanadas.
Fortaleça as conexões neurais ao ensinar alguém
Saber como o nosso cérebro aprende é essencial para compreender a relação entre ensinar e aprender. De maneira sucinta, podemos dizer que o ato de repetir um conhecimento, especialmente por diferentes vias (lendo, assistindo, explicando, etc.) pode fortalecer a conexão neural, fazendo com que tenhamos uma maior capacidade de absorção do que foi aprendido.