Quando esfregamos uma flanela em um copo de vidro,ocorre a eletrização ilustrada abaixo.Dessa forma,o copo fica carregado positivamente e a flanela,negativamente.Sobre esse exemplo,responda as questões propostas. a) Qual tipo de eletrização ocorreu ? b)Qual corpo recebe e qual perde elétrons? c)Qual o valor da carga elétrica adquirida pelos corpos é o mesmo?
Soluções para a tarefa
a) Ocorreu a eletrização por atrito.
Quando esfregamos dois materiais, nesse caso a flanela e o copo de vidro, que no inicio estão neutros, e eles adquirem cargas elétricas opostas, dizemos que eles sofreram eletrização por atrito.
b) O copo perdeu elétrons e a flanela ganhou elétrons.
O corpo que fica carregado positivamente é aquele que perde elétrons devido ao processo de eletrização, sendo que nesse caso é o copo.
Já o corpo que fica carregado negativamente é a aquele que ganhou elétrons devido ao processo, sendo que nesse cado é a flanela.
c) O valor da carga elétrica adquirido pelos corpos é a mesma, uma vez que a perda de elétrons de um corpo é igual ao ganho de elétrons no outro corpo, não havendo aumento ou diminuição na quantidade de elétrons total.
Espero ter ajudado!
Sobre a eletrização que envolve uma flanela e um copo de vidro, temos:
Letra A - A eletrização nesse caso ocorreu por atrito.
Nesse caso temos dois materiais de composições diferentes (o copo de vidro e a flanela de tecido, provavelmente algodão) e esfregamos um no outro eles estão neutros no início, mas depois vão adquirir cargas.
Essas cargas adquiridas serão opostas, e daí surge a eletrização. Existem outros materiais em que ocorre o mesmo processo, como passar uma bexiga de sopro no cabelo.
Se passarmos essa bexiga por papéis picados eles irão grudar na bola devido a esse campo elétrico gerado.
Na eletrização por atrito podemos utilizar materiais simples e exemplificar a baixo custo, facilitando a compreensão sobre como ocorre esse tipo de eletrização.
Letra B - Quem perde elétrons foi o copo, enquanto quem ganha elétrons é a flanela.
Nesse caso o corpo que perde os elétrons (o copo) vai ficar carregado com carga positiva, e isso se dá devido ao processo de eletrização.
Enquanto isso o corpo que ganha elétrons (a flanela) vai ficar com carga negativa, um,a vez que durante o processo de eletrização os elétrons migram do copo para flanela.
Esses elétrons vão se localizar na camada de valência da flanela. O número de elétrons vai ser igual: a quantidade de elétrons que o copo perde será a quantidade de elétrons que a flanela ganha.
Letra C - A carga elétrica que é adquirida pelos corpos envolvidos nesse processo será a mesma pois, como citado anteriormente, o número de elétrons que um perde será igual ao número de elétrons que o outro ganha.
No fim das contas a quantidade de elétrons será a mesma, não sofrendo aumento ou diminuição.
Isso também acontece devido a afinidade que os corpos terão entre si, permitindo essa troca de elétrons.
Esse tipo de experimento é comumente utilizado nas aulas de física para explicar a eletrização por atrito, mas existem também outros modelos como passar um canudinho pela palma da mão.
Para saber mais sobre a eletrização por atrito clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/13634400
Bons estudos!