Português, perguntado por alvesvilmar1p95fda, 1 ano atrás

Quando escrevemos um artigo científico, uma monografia, uma tese ou uma dissertação, precisamos explicar a metodologia usada para a elaboração da pesquisa/análise que está sendo divulgada. Em um artigo, essa seção ocupa um espaço menor que nos outros gêneros citados, mas é, igualmente, imprescindível, pois uma metodologia mal definida implica um trabalho não criterioso. Na metodologia, é adequado apresentar: o corpus analisado; as técnicas empregadas para coleta de dados; o delineamento da pesquisa (ou seja, a classificação que ela recebe, dependendo do critério privilegiado para tal), além dos métodos usados. Para esta questão, vamos privilegiar as técnicas para coleta de dados. Leia as explicações seguintes:

TÉCNICAS PARA COLETA DE DADOS

Técnicas são um conjunto de preceitos/processos de que se serve uma ciência. Elas correspondem à parte prática de coleta de dados, aos procedimentos específicos para esta coleta. Divide-se em:
- documentação indireta: é o tipo de técnica usada por pesquisas documental e bibliográfica, ou seja, pesquisas cujo corpus de análise compõe-se por materiais, não por pessoas. Esses materiais podem ser aqueles voltados para a leitura, tais como livros, revistas, artigos etc., ou por produtos diferentes, tais como: documentos, diários, panfletos, suplementos de leitura, bulas, peças publicitárias etc.;
- documentação direta: refere-se às técnicas adequadas para a coleta de informações, cuja fonte são os informantes (pessoas). A documentação direta é dividida em observação direta intensiva e direta extensiva.

** Observação direta intensiva
Observação: utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Consiste em ver, ouvir, examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar. Pode ser: sistemática, assistemática, participante, não participante, individual, em equipe, na vida real, em laboratório.
Entrevista: é uma conversação face a face, de maneira metódica, que proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informação necessária. Para a entrevista, pode-se usar um roteiro de questões planejadas ou não. Se usar, será chamada de entrevista padronizada ou estruturada; se não usar, será uma entrevista despadronizada ou não estruturada.

** Observação direta extensiva
Questionário: perguntas que são respondidas por escrito e sem a presença do pesquisador;
Formulário: roteiro de perguntas enunciadas pelo entrevistador e preenchidas por ele com as respostas do pesquisado;
Testes: instrumentos para obter dados a fim de medir o rendimento, a frequência, a capacidade ou a conduta de indivíduos, de forma quantitativa;
Análise de conteúdo: permite a descrição sistemática, objetiva e quantitativa do conteúdo da comunicação;
História de vida: tenta obter dados relativos à “experiência íntima” de alguém que tenha significado importante para o conhecimento do objeto em estudo.

A respeito das técnicas de coletas de dados explicadas, assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas.

I – Uma pesquisa que objetiva analisar o uso da oralidade em campanhas publicitárias impressas, tem como corpus de análise 15 peças publicitárias, entre elas, 5 outdoors, 8 propagandas em revistas e 2 em jornais. Essa pesquisa é documental e usou a ______ para constituir seu corpus de análise.

II – Quando um aluno do curso de Letras precisa fazer seu Estágio de Observação, ele deve fazer ______ sobre as aulas que assistiu. Para tanto, ele faz uma observação direta intensiva do tipo ______.

III – Para sua monografia de conclusão de curso, um aluno precisa traçar o perfil leitor de 4 turmas que estão concluindo o ensino médio, em determinado colégio público. A média de alunos por turma é de 43. Uma ______ , em forma de ______ , seria o mais adequado, devido à quantidade de alunos.

IV - Para sua monografia de conclusão de curso, um aluno precisou traçar o perfil leitor de 5 professores de Língua Portuguesa de um determinado colégio público. Para tanto, ele ______ cada professor, valendo-se da técnica de coleta de dados chamada de ______ .

V – Em seu estágio de regência, um aluno do curso de Letras ministrou uma aula sobre contos de Machado de Assis. Em seguida, dividiu a turma em grupos de 5 alunos, pediu que cada grupo escolhesse um conto machadiano diferente. Na aula seguinte, cada grupo apresentaria sua análise do conto. Para analisar seu desempenho quanto ao desenvolvimento dos alunos, em relação a contos literários, o futuro professor preparou um ______, para que os alunos respondessem, sem sua presença.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariesouzaeverp77ass
2

Vi dizerem que é a alternativa 5:  I - documentação indireta; II - um relatório, observação; III - observação direta extensiva, questionário; IV - entrevistou, observação direta intensiva; V - questionário. Mas não tenho certeza disso.

Respondido por maarigibson
2

I – Uma pesquisa que objetiva analisar o uso da oralidade em campanhas publicitárias impressas, tem como corpus de análise 15 peças publicitárias, entre elas, 5 outdoors, 8 propagandas em revistas e 2 em jornais. Essa pesquisa é documental e usou a documentação indireta para constituir seu corpus de análise.


II – Quando um aluno do curso de Letras precisa fazer seu Estágio de Observação, ele deve fazer um relatório sobre as aulas que assistiu. Para tanto, ele faz uma observação direta intensiva do tipo sistemática.


III – Para sua monografia de conclusão de curso, um aluno precisa traçar o perfil leitor de 4 turmas que estão concluindo o ensino médio, em determinado colégio público. A média de alunos por turma é de 43. Uma observação direta extensiva, em forma de questionário , seria o mais adequado, devido à quantidade de alunos.


IV - Para sua monografia de conclusão de curso, um aluno precisou traçar o perfil leitor de 5 professores de Língua Portuguesa de um determinado colégio público. Para tanto, ele entrevistou cada professor, valendo-se da técnica de coleta de dados chamada de observação direta intensiva .


V – Em seu estágio de regência, um aluno do curso de Letras ministrou uma aula sobre contos de Machado de Assis. Em seguida, dividiu a turma em grupos de 5 alunos, pediu que cada grupo escolhesse um conto machadiano diferente. Na aula seguinte, cada grupo apresentaria sua análise do conto. Para analisar seu desempenho quanto ao desenvolvimento dos alunos, em relação a contos literários, o futuro professor preparou um questionário para que os alunos respondessem, sem sua presença.

É importante salientar que a documentação indireta é a coleta indireta de dados, realizada através de meios bibliográficos e documentais. Já a documentação direta é feita no próprio local onde os fenômenos acontecem.

A observação direta extensiva é feita por meio de questionários ou formulários, que permitem a coleta de dados sem que o entrevistador esteja presente, diferente da observação de direta intensiva, que inclui a presença do entrevistador.

Perguntas interessantes