Sociologia, perguntado por tamiiresssan7410, 10 meses atrás

Quando, em 29 de setembro de 1992, sem golpe, sem interferência militar, os brasileiros acompanharam via TV e rádio, ao vivo, a deposição legal do presidente Fernando Collor de Mello, em sessão extraordinária do Congresso Nacional, encerrava-se de modo inusitado o primeiro governo civil e diretamente eleito após o Regime MilitarA análise do texto, que aborda um momento histórico de ruptura para a política brasileira, permite perceber que o processo citado foi possível pois o(s) A poderes Legislativo e Judiciário têm predominância em relação ao Executivo. B princípio da independência e autonomia dos poderes da União foi desrespeitado. C deputados federais não participam do processo de cassação do presidente da República. D Congresso Nacional tem prerrogativa legal para cassar o mandato do presidente da República. Epresidente do Senado é o responsável pela votação para cassação do presidente da República

#SAS
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa D, sendo esta uma forma de garantir que os governantes, uma vez eleitos, não possam se comportar como tiranos.

O fato dos brasileiros serem descritos no texto como "passivos" no processo não deve ser visto então como uma espécie de defeito ou insulto, mas sim entendido sob a luz de que, aquilo que acontecia com o então presidente, acontecia dentro dos limites da legalidade.

Embora tenha sido, em certo sentido, traumático que o primeiro presidente civil eleito por voto direto pós-ditadura se mostrasse corrupto, foi positivo perceber que havia organismos legais fortes o suficiente para depô-lo sem destruir a democracia brasileira.

Perguntas interessantes