Quando e por que foi iniciada a expansão territorial Romana
Soluções para a tarefa
Resposta: Após as vitórias contra Cartago nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.), houve uma grande expansão romana na região do Mar Mediterrâneo e no continente europeu, fazendo com que Roma criasse o maior império que havia existido em toda a Antiguidade
Explicação:
A evolução dos exércitos militares romanos foi incrível e intensificada com o passar dos anos, principalmente ao longo da era monárquica.
Sendo assim, no começo da República os romanos já haviam conquistado quase que toda a península itálica, passando a exercer uma política verdadeiramente imperialista, com destaque para as expansões de caráter expansionistas.
Além disso, um fator importante nessa época é que Roma entrou em um conflito com o Cartago, uma colônia fenícia localizada na região norte da África. O choque ocorreu pelo fato de que os fenícios controlavam o comércio marítimo em todos os arredores do mar Mediterrâneo localizado na região africana.
O conflito marcado entre Cartago e Roma foi chamado de Guerra Púnica e marcou o seu início durante o ano de 264 antes de Cristo, que foi a época em que os romanos se anexaram à Sicília, o que ocorreu até o ano de 146 antes de Cristo, que foi quando o exército romano destruiu de vez a região de Cartago.
Nesse momento, começa a expansão territorial romana por todos os lados: tanto no continente europeu como também no africano, neste segundo com destaque para as regiões do Oriente Médio. Isso aconteceu principalmente pelo fato de que os romanos foram atraídos pelas riquezas presentes daquele lado do oriente.
Sendo assim, as conquistas não foram nada limitadas: Roma conquistou o Egito, a Macedônia e a própria ilha que está localizada hoje a Grécia. Além disso, toda a parte ocidental do continente europeu, assim como o Oriente Médio, a península ibérica e a Gália, que também tiveram seus territórios dominados pelos romanos.