Filosofia, perguntado por Brunaperes4674, 9 meses atrás

Quando durgiu a filosofia ocidental?

Soluções para a tarefa

Respondido por lufurtado109pcaqw4
0

A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro.

Respondido por Matheusieti
1

O que significa filosofia:

O termo filosofia vem do Grego que significa "Amor ao conhecimento".

Na antiguidade o pensamento filosófico surgiu como uma forma de responder a natureza das coisas, ou seja, a essência de nossa existência, e, como a racionalidade humana estava inserida nesse processo; Assim, em um contexto histórico, a ascensão da filosofia se deu no surgimento da Pólis, que deu vida a logos, evidenciando assim a criação da democracia, não só política, mas na busca pela razão em sociedade.  

A filosofia antiga é marcada por períodos importantes para a história da humanidade, assim, podemos dividir na antiguidade três períodos da filosofia, das quais temos:  

A filosofia pré-socrática;  

A filosofia socrática;  

O período helenístico.  

As escolas da filosofia antiga eram divididas em duas, sendo:  

A escola itálica, com destaque para Parmênides e Górgias;  

A outra escola da filosofia grega era a jônica, que tinha filósofos de peso, como Heráclito e Tales de Mileto, basicamente o pai da filosofia, que definia que "Tudo é água", ou seja, todas as coisas possuem água, e, o homem assim como a natureza fazem parte desse elemento que rege a energia do universo.  

Sócrates através dos diálogos, contribuiu para a ética e a concepção de conceitos como o método socrático e a ironia socrática, sendo junto dos dois citados acima os três filósofos que estabeleceram a base do pensamento ocidental.

Platão contribuiu para a ciência e a filosofia sendo um dos grandes pensadores clássicos a existirem.

Ele fundou a primeira academia de ensino do período, além de ter uma grande importância em temáticas que são debatidas ao longo do tempo, inclusive no período contemporâneo e na pós modernidade como:

  • A ética;
  • A política;

O conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.

Aristóteles definiu  conhecimento como parte da busca pela lógica.

Por fim, essa perspectiva parte do pressuposto que todo indivíduo sempre coloca em prática aquilo que sabe, além de afirmar aquilo que não sabem, porém, sua evolução permite que ele aprenda aquilo que não sabe.

Caso tenha interesse na filosofia contemporânea:

https://brainly.com.br/tarefa/17030899

Anexos:
Perguntas interessantes