Filosofia, perguntado por LuhNayara16, 1 ano atrás

quando dizemos " o povo romano ", " o homem do povo ", "a mulher romana" e " os romanos ",temos de ter ciência de que a generalização esconde diversidade e complexidade. justifique e dê exemplos

Soluções para a tarefa

Respondido por Andarilho
4
Como a noção de sociedade e população, é plausível generalizar para um levantamento, porém, é fato que apenas uma parte do todo irá se aplicar a tal generalização. Ao colocar "o povo romano", se entende o fator "per capita", ou seja, noção da dimensão populacional. Porém, o mecanismo do governo romano não era algo que agradasse a todos os romanos, sendo assim, haveria uma noção de fragmentação política quanto as noções gerais do "povo".
Uma grande colocação da época de Roma era quanto à beleza de suas mulheres. Contudo, se deve lembrar que era uma época difícil, doenças como a Lepra era muito comuns, sendo que, tal doença desfigurava o acometido. Logo, afirmar que todas as mulheres de Roma eram belas, seria uma mentira, até pelo fato de a beleza estar aos olhos de quem vê. A beleza grega era o ideal da matemática, a proporção áurea, portanto, a quem contrastar não será visto como belo.
A generalização é um caminho de múltiplas óticas. Afirmar que um grupo social é exatamente o que ele é pode não ser o mais exato, afinal, tratando-se do homem, nunca se pode prever o que ou quem ele é.
Espero ter ajudado.
Abraço!
Perguntas interessantes