“Quando dizemos o maior bandeirante relacionamos esse qualificativo com o alcance geográfico e geopolítico de suas expedições. Se erguemos aquela que nos vai ocupar à categoria da maior das empresas exploradoras, realizadas por um grupo de homens num esforço ininterrupto, em todos os tempos, nas duas Américas, também a consideramos uma bandeira de Estado, Estado em formação, essencialmente política, que buscou, dum só e gigantesco impulso, sondar os possíveis limites entre os dois grandes domínios ibéricos na América do Sul.”
CORTESÃO, Jaime. A maior bandeira do maior bandeirante. Revista de História, ano XII, n. 45, janeiro-março/1961, p. 3.
Com “alcance geográfico e geopolítico” e “sondar os possíveis limites entre os dois grandes domínios ibéricos”, o autor quis dizer que os bandeirantes
A
fundaram novas cidades no interior da América Portuguesa para viabilizar a produção de cana-de-açúcar.
B
desafiaram os espanhóis quando tentavam impedir que estes implantassem a escravidão em seus domínios.
C
romperam com a Coroa Portuguesa ao possibilitar a colonização da América sem se valer de dispositivos escravistas.
D
expandiram os limites geográficos da América Portuguesa como consequência da busca por indígenas para escravizar e de quilombos para destruir.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu marque a letra
D) expandiram os limites geográficos da América Portuguesa como consequência da busca por indígenas para escravizar e de quilombos para destruir.
Explicação:
Bom, foi isso que eu entendi sobre texto. "os possíveis limites entre os dois grandes domínios ibéricos na América do Sul" essa parte me fez ter quase certeza da minha resposta.
Resposta:
Letra D
Explicação:
Os bandeirantes tinham como objetivos principais de suas expedições a busca por indígenas para escravizar e a perseguição a escravizados fugidos que se refugiavam, principalmente, em quilombos fundados no sertão americano. Com isso, sem perceber, os bandeirantes expandiram o território de ocupação Portuguesa, pois ultrapassaram a linha do Tratado de Tordesilhas, que dividia o continente americano entre Portugal e Espanha.