quando devo usar PARA e quando devo usar PRA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.
Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
Para
A preposição para pode ser utilizada com diversos significados, indicando direção, finalidade, oposição, propriedade, utilidade, capacidade, entre outros. Tem sua origem no latim per ad, através da preposição em desuso pera.
Em caso de dúvida, devemos optar sempre pelo uso da preposição para, uma vez que seu uso está sempre correto, sendo obrigatório em contextos formais.
A palavra para raramente é pronunciada corretamente. Apenas num discurso formal e tenso, onde o falante está muito atento ao que está dizendo, tentando evitar qualquer possível erro.
Exemplos com para
Eu vou para Copacabana.
Este livro é para mim?
Para que você quer isso?
Pra
Pra aparece em dicionários, inclusivamente no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, como sendo a forma reduzida da preposição para.
Poderá ser utilizada na linguagem falada e em alguns tipos de textos informais, como um recurso poético e estilístico, como poesias, letras de música, frases publicitárias, bilhetes pessoais,… Poderá também ser usada em textos escritos que estejam a reproduzir a linguagem falada.
Exemplos com pra
Eu vou pra Copacabana.
Este livro é pra mim?
Pra que você quer isso?
Resposta:
Você sempre deve usar "para" pois, "pra" é uma palavra de origem informal, a palavra "pra" é uma marca da oralidade, então quando você estiver escrevendo um texto ou uma redação formal, você SEMPRE deve usar "para"
Explicação:
Espero ter ajudado!