Ed. Física, perguntado por nadryelleraissa, 10 meses atrás

quando devemos chamar uma prática esportiva ao ar livre de esporte na natureza?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Nanaaclara122
1

Resposta:

Se acaso você já se consultou com um cardiologista, nutricionista, ou mesmo outros médicos especialistas, é muito provável que tenha ouvido a seguinte recomendação: faça exercícios físicos regularmente . Essa prática pode prevenir doenças cardíacas, reduzir os níveis de ansiedade e estresse, melhorar o humor, abaixar os níveis de colesterol e gorduras, dentre inúmeros outros benefícios (uma opção são os esportes ao ar livre). Há estudos que, inclusive, conectam as atividades físicas a melhoras no desempenho escolar e cognitivo, como mostrados pelas universidades de Strathclyde e Dundee, localizadas no Reino Unido.

Seja como for, por iniciativa própria ou por recomendação médica, muitas pessoas tentam começar a prática de exercícios na academia. Essa escolha se dá, em grande parte das vezes, pela presença de profissionais capacitados nesses lugares, que orientam as atividades e incentivam os alunos. Além disso, o contato com outras pessoas e a criação de laços podem ser mais um motivo de estímulo a quem frequenta as academias. Entretanto, nem todos se adaptam ao ambiente, e muitos acabam desistindo de ir ao treino, ou até nem mesmo o iniciam.

Outras opções de esportes

Visto que algumas pessoas não gostam de academia, existem diversas outras opções capazes de substituí-la. Os esportes ao ar livre são, nesses casos, ótimas alternativas. Além de todos os benefícios da prática de exercícios físicos, os esportes ao ar livre oferecem ainda outras vantagens, relacionadas ao contato com a natureza. Um estudo da Universidade de Derby, na Inglaterra, mostrou que esse contato aumenta a saúde e a felicidade, além de melhorar a conexão entre homem e natureza. Segundo a pesquisa, para pessoas que sofrem com problemas como depressão e ansiedade, estar em ambientes naturais também pode ajudar a controlar os sintomas, juntamente com os medicamentos receitados por médicos psiquiatras e acompanhamento psicológico, que não devem ser negligenciados.

Portanto, se você planeja começar uma atividade física, mas não gosta de academia ou tem preguiça de iniciar os exercícios, os esportes ao ar livre podem ser ótimas opções e dar aquele empurrãozinho para quem ainda não pratica as atividades regularmente. Veja abaixo algumas modalidades e escolha aquela que mais combina com você. O importante é não ficar parado!

Perguntas interessantes