quando comparamos o estudo do pensamento liberal logo percebemos duas coisas. a primeira é que talvez nenhum estado jamais tenha aplicado de forma “pura” todo o ideário liberal. a segunda é que o liberalismo, embora estudado principalmente no seu contexto econômico, também foi impactante em muitos outros aspectos da vida social.preciso de ajuda nessa, por favor.
Soluções para a tarefa
Você esqueceu de fornecer o restante do enunciado e as alternativas, ei-los:
Enunciado:
Recentemente muitos países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, passaram a reconhecer a validade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Tendo em mente a doutrina liberal na sua pureza, como deve ser visto este tipo de casamento?
Alternativas:A - Ele deveria continuar proibido, pois o Liberalismo nasceu de mãos dadas com um a doutrina religiosa extremamente conservadora.
B - Ele deveria continuar proibido p ois, de acordo com o Liberalismo, a família dita “tradicional” é a única viável.
C - Ele deve ser permitido, pois não é papel do Estado se envolver com a consciência e a vida privada das pessoas.
D - Ele deve ser permitido pois a doutrina liberal considera a religião o “ópio do povo”.
E - Deveria ser visto com toda a indiferença, pois a doutrina liberal rejeita tanto o casamento civil quanto o religioso.
O liberalismo clássico era mais que a simples defesa da propriedade e da livre iniciativa, sendo também uma defesa dos direitos individuais das pessoas de se comportarem como bem entendessem (dentro dos limites do respeito social), sem que o Estado intervisse em suas decisões. Deste modo, o liberalismo clássico defende a liberdade de culto (ou de não praticar nenhuma religião) e defende a autonomia sobre o próprio corpo e a própria vida.
Neste sentido, o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é uma "tarefa" do Estado, que não deve proibi-lo pois não lhe cabe legislar sobre a moral, que deve ser debatida no âmbito social.
É correta a alternativa C.
Resposta:
letra C
Explicação:
Ele deve ser permitido, pois não é papel do Estado se envolver com a consciência e a vida privada das pessoas.