Quando buscamos o termo OSTENTAÇÃO no dicionário, encontramos que significa a Exaltação dos bens materiais. Expressando a riqueza e o luxo. No popular, é o “Contar vantagem” buscando reconhecimento dos outros para si. Nestas últimas décadas, com o auge das redes sociais, esta prática tem sido frequente e muitas vezes expressa o ter e esquece o ser. Fazendo um paralelo com o Mito da Caverna, faça uma análise desta prática e apresente os benefícios e/ou malefícios desta cultura na vida do indivíduo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, tudo bem?
Ao falar sobre o mundo sensível e o mundo inteligível, Platão descreve também sua filosofia idealista. Em outras palavras, o filósofo defende que o verdadeiro conhecimento está acima do senso comum e do que aprendemos pelos sentidos – ele está, na verdade, no mundo das ideias e não no mundo materialista. Os benefícios dessa prática são: auto-estima e qualidade de vida melhor. Já os malefícios dessa prática são: praticas de consumo exagerada, facilidades tecnológicas e má percepção do outro.
Espero ter te ajudado! :)
A parábola do Mito da Caverna, de Platão, está relacionada a indivíduos que buscaram conhecimento "fora da caverna" e trouxeram informações e relatos para aqueles que ainda habitavam a caverna, a fim de compartilhar conhecimento e experiências.
Já o conceito de Ostentação, se mostra como uma forma de inflar o próprio ego, a partir de demonstrações exorbitantes das próprias posses, de uma forma geral.