Quando atuamos como profissionais em educação, é importante que estejamos atualizados quanto aos diferentes aspectos que fomentam este cenário e, ainda, às leis que regularizam a prática educacional. Neste viés de conhecimento precisamos conhecer o histórico dos diferentes agentes que compõe o processo educativo, como é o caso da criança. A história do atendimento à criança de 0 a 5 anos no Brasil foi marcada pelo assistencialismo, ora médico, ora social. Em vários momentos compreendeu-se que a criança das classes menos favorecidas era privada de cultura, quando, na verdade, ela possui uma cultura diferenciada, normalmente desconsiderada segundo os padrões burgueses. Muito se discutiu nos âmbitos democráticos possíveis, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, para que tivéssemos a garantia dos direitos infantis atendidos. Na perspectiva de pensar o processo histórico da criança e do atendimento educacional infantil, revisite seus conhecimentos e marque a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) O século XXI foi marcado pela ideia de que ensinar crianças com pouca idade é um sacrilégio. B) Os precursores da Educação Infantil são: Rosseau, Pestalozzi, no século XVIII e Fröebel no século XIX. C) Montaigne se negou a defender a ideia de instrução da criança "muito cedo", dizia não ser necessário. D) De uns tempos pra cá, chegou-se a conclusão de que existe um tempo de aprender delimitado por uma data fatal. E) Até o século XIX se pensava que ensinar crianças com pouca idade era algo fundamental para as famílias, pois, teria filhos instruídos desde muito cedo.
Soluções para a tarefa
A alternativa A é a que melhor se refere ao sentido da educação junto do processo de desenvolvimento da aprendizagem ao longo dos séculos.
Durante a metade do século XIX e chegada do século XX, a educação essas propostas resgataram princípios atenienses de educação após diversas críticas sob o modelo pré estabelecido, passou a desenvolver um real valor a experiência do aluno e seus conhecimentos prévios para assim fundir a aprendizagem escolar.
Por fim, atualmente, a educação passa por diversas mudanças, principalmente após o advento da globalização, e, assim, os sistemas educacionais ainda não conseguiram avaliar de maneira satisfatória o impacto das tecnologias da informação sobre o ensino, por isso, é importante que cada país desenvolva medidas úteis para o processo de formação do ser social, adequando as mudanças globais.