Quando as embarcações de Colombo aportaram na América, de fato não a ‘descobriram’, pois muita gente já vivia em nosso continente. O que de fato ocorreu foi a integração da América ao continente europeu, ou, mais exatamente, à sociedade mercantil. Há quem pense que essa integração foi um favor que os europeus ‘civilizados’ prestaram aos indígenas ‘bárbaros’. Isto não é verdade. As sociedades nativas eram socialmente muito complexas e desenvolvidas e sua incorporação teve custos humanos imensos, graças a massacres cruéis perpetrados pelos cristãos ‘civilizados’ da Europa." (PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 1991, p. 11) A leitura do texto nos permite inferir que, no processo de conquista da América pelos europeus, A teve como maior justificativa ideológica a necessi- dade de encontrar riquezas e melhorar a economia europeia. B a descoberta do continente americano pelos euro- peus é um fato histórico concreto e incontestável. C a colonização europeia foi responsável pela livre as- similação da cultura nativa por parte dos europeus. D a tradicional abordagem histórica enfatizava o ca- ráter inferior dos indígenas e os benefícios da co- lonização. E os povos indígenas da América tornaram-se vítimas dos europeus devido à sua desorganização social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
O processo colonizador foi extremamente agressivo para os nativos da América, isso porque os europeus se julgavam superiores e precisavam subjugar as populações nativas para manter o domínio.
Portanto, o processo de aculturação e dominação foi justificado por uma suposta superioridade, o que não é real.
A alternativa correta é a D – a tradicional abordagem histórica enfatizava o caráter inferior dos indígenas e os benefícios da colonização
Respondido por
2
Resposta:
foi comandada por Francisco Pizzaro
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás