Quando analisamos o “Milagre Econômico” – política econômica produzida durante o governo Médici - podemos afirmar que
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa B, uma vez que ela teve sucesso econômico relativo no período entre 1969 e 1974, quando o PIB do Brasil cresceu em média 10% por ano, teve como grande financiador o capital internacional e foi caracterizada sobretudo pela construção de grandes obras de infraestrutura.
Esta medida, contudo, foi acompanhada também do aumento das desigualdades econômicas e teve como consequência, ainda na década de 1970, o aumento da inflação, que apenas pioraria nas décadas seguintes. Com isto em mente devemos ver o "milagre" econômico como uma medida de caráter misto, que trouxe alguns ganhos mas também sérios desafios ao país.
As alternativas são:
A)Que ela tinha o perfil internacionalista, abrindo completamente o mercado brasileiro a produtos importados.
B)Que ela associou, por um curto período, grandes investimentos estatais em obras de infraestrutura e ampliação de bens de consumo à manutenção de baixa inflação.
C)Que ela foi capaz de produzir, por todo período do regime militar, patamares altíssimos de crescimento e controle inflacionário.
D)Que foi fracassada, não fomentando qualquer sinal de crescimento econômico e fez explodir uma espiral inflacionária devido ao endividamento do Estado.
E)Que além de altíssimos níveis de crescimento foi capaz de tirar do Brasil a dependência externa por petróleo e derivados.