“Quando analisamos inicialmente a questão da repartição de competências para a instituição, regulamentação, controle, delegação, execução direta ou retomada de um serviço público, não nos deparamos com grandes dificuldades, tendo em vista que ela respeita as mesmas regras gerais de repartição de competências positivadas na Constituição Federal. Contudo, num momento posterior, percebe-se que nem sempre constituição irá expressamente, ou seja, por meio de regra clara e precisa, prever a qual ente federado compete a titularidade de um serviço público específico. Em muitos casos, a resposta para essa pergunta não pode ser encontrada pela simples leitura de alguns artigos da constituição, sendo necessário se recorrer, de forma subsidiária, ao princípio da predominância do interesse. Normalmente, essa dúvida surgirá nos casos de conflito de competências e, por meio do critério da extensão territorial do interesse, será possível determinar qual solução para o caso por meio da aplicação desse princípio.” (Costa e Silva, Alessandra. Joppert, Anna Carolina. Almeida, Julia. Afonso, Marjorie. As competências e formas de execução dos serviços públicos. Disponível em acesso em setembro de 2015.)
Os entes federativos detêm em bloco a responsabilidade de providenciar as utilidades públicas necessárias aos administrados. De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as sentenças abaixo, indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) a repartição das competências para a prestação do serviço público deve ser realizada diante de critérios técnicos e jurídicos;
( ) a repartição das competências para a prestação do serviço público deve levar em consideração os interesses próprios de cada esfera administrativa;
( ) Segundo Ferrari citado por Bernardi e Brudeki (2013), a repartição das competências para a prestação de serviço requer o entendimento do termo autonomia;
( ) a competência municipal, considera o critério determinador do interesse local, porém, o mesmo critério não é adotado nos poderes estaduais e da própria União.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta:
A V, V, V, V
B V, V, V, F
C V, F, F, V
D F, V, V, F
E F, F, V, V
Questão 4 Fer Val
“Ao destruir o meio ambiente, o ser humano está, automaticamente, se destruindo. Para Vieira e Bredariol (1998), a solução para esses desequilíbrios está em um planejamento democrático dentro de uma gestão patrimonial que trate da relação entre sociedade e natureza, em que esta última é o reflexo personificado da primeira, permitindo ao ser humano a contínua caminhada em seu processo evolutivo.” (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 4)
Segundo Bernardi e Brudeki (2013), um planejamento democrático deve antever com simulações os impactos ambientais possíveis aos recursos naturais (renováveis ou não), e ao mesmo tempo, deve incentivar a participação dos cidadãos nos projetos que são do seu interesse. Para tal, a solução está no entendimento individual e na implementação das dimensões que compõem a questão da sustentabilidade. Assinale a alternativa abaixo que apresenta todas essas dimensões, indicadas na bibliografia básica da disciplina:
A Ambiental, social, estrutural, econômica e ecológica;
B Ambiental, ecológica, política e econômica e estrutural;
C Ambiental, ecológica, social, política e econômica;
D Ambiental, ecológica, social, econômica e estrutural;
E Ambiental, social, econômica, ecológica e política;
maikwirleyAPC:
LETRA C
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Nesta última questão marquei a Letra E, conforme a página 155 (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais). onde estão as respostas.
Respondido por
19
Eu acho que é a letra C da 2 questão
Perguntas interessantes
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás