Quando analisamos, de modo geral, as ditaduras instauradas na América do Sul, durante o período da Guerra Fria, podemos afirmar:
a) Que elas foram fundamentais para impedir que os países sul-americanos caíssem sob a órbita soviética, uma vez que o socialismo era predominante em todo continente.
b) Que elas não conseguiram se consolidar, uma vez que a tradição política da região sempre foi democrática.
Que os Estados Unidos, uma vez defensores da democracia, sempre foi um opositor de tais regimes, mas mesmo assim não conseguiu impedi-las.
c) Que as elites locais se opuseram profundamente à ruptura democrática, todavia não foram páreas ao poder da força perpetrado pelos militares.
d) Que ocorreu na perspectiva dos EUA em manter a região sobre maior controle, enquanto militares e elites locais se aliaram para esmagarem movimentos populares.
taynara0724:
Letra E
Soluções para a tarefa
Respondido por
86
Resposta: Letra E
Explicação: acertei no CMSP
- Matemática 1 e 2 e 3
- Português 1 e 2 e 3
- Biologia -
Química / Física ———————————
CMSP.
Respondido por
14
Os militares e as elites de cada país mantiveram o controle, com apoio dos Estados Unidos. Está correta, portanto, a Letra D.
A Letra A está errada porque o socialismo não era predominante na América Latina, embora esse tipo de discurso fosse comum na época para justificar as ditaduras.
A Letra B está errada porque os Estados Unidos não se opuseram aos regimes ditatoriais e os países não têm tradição democrática.
A Letra C está errada porque as elites locais não se opuseram às rupturas: em geral, foram favoráveis aos golpes militares.
Saiba mais sobre a Guerra Fria na América Latina: https://brainly.com.br/tarefa/27215021
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Saúde,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás