Quando analisamos a relação da censura à comunicação social no contexto da Ditadura Civil-Militar, no Brasil, podemos afirmar:
Que a sociedade não se acovardou diante da repressão, encontrando na arte caminhos de enfrentamento e resistência, através de diversas formas.
Que ela se caracterizou da mesma forma que ao modelo repressivo totalitário, ao qual todos os temas tinham que, ainda que indiretamente, reverenciar o regime.
Que ela praticamente não existiu, pois a imprensa, o cinema, o rádio e, principalmente a TV gozavam de total liberdade de difusão.
Que ela atuou com tal violência que praticamente extinguiu a produção artística nacional, se limitando a filmes e produções oficiais do regime.
Que ela foi intolerante apenas nas questões relacionadas à moralidade conservadora familiar e cristã, praticamente ignorando as manifestações de caráter político.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra "A"
A) Que a sociedade não se acovardou diante da repressão, encontrando na arte caminhos de enfrentamento e resistência, através de diversas formas.
Explicação:
Os meios de comunicação sempre tiveram papel importante para a formação da opinião pública. Por isso, regimes autoritários, como o que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, procuram ter controle sobre suas atividades, a fim de garantir que esses veículos de informação não desestabilizem seu poder. Chamamos esse controle sobre as informações que circulam em uma sociedade (notícias, críticas, músicas, publicações etc.) de censura e ela foi uma das principais características da ditadura militar no Brasil.
O primeiro presidente desse período, Castelo Branco, foi responsável por fundar as bases totalitárias que limitaram os poderes Legislativo e Judiciário e criaram diferentes meios de repressão política e ideológica. O objetivo dessa centralização era garantir a permanência do sistema iniciado pelos militares, a fim de que durasse por longas décadas sob a alegação de estarem mantendo a soberania nacional.
Ifescola.
Embora tenha havido a implantação da censura no Brasil a sociedade não se acovardou diante da repressão, encontrando na arte caminhos de enfrentamento e resistência, através de diversas formas.
A mídia é um dos mecanismo mais poderosos para influenciar uma população, dessa forma, após a nova vigência do governo, a Ditadura, foi necessário a repressão dessa ferramenta, o que leva o nome de censura.
Houve a censura de qualquer órgão informativo que repudiasse o sistema político em vigor. Como forma de resistência, a Associação Brasileira de Imprensa criou a Trincheira da Liberdade.
Era uma instituição representada por jornalistas corajosos e de interesses diferenciados, situada longe da unidade do combate de censura.
Para mais informações, acesse:
Ditadura no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/32456076