Biologia, perguntado por alana242, 11 meses atrás

quando alguém está apaixonado no serve para se liberar substâncias que provocam a sensação de bem-estar. Será mesmo? Será que o nosso humor a ansiedade a tristeza a alegria o medo o susto podem alterar de fato o funcionamento do corpo?


alana242: responde ai pppra mimmmm

Soluções para a tarefa

Respondido por EllenLaryssa
1
Podem alterar sim,quando estamos com medo,nosso corpo muda,os batimentos cardíacos aceleram,pupilas dilatam (aumentando o nivel de percepção)Quando o corpo está estressado, os músculos ficam tensos. A tensão muscular é quase uma reação reflexa ao estresse - é o modo pelo qual o corpo se protege.
O estresse pode fazer você respire mais forte. Isso não é um problema para a maioria das pessoas, mas para aqueles que sofrem com asma ou uma doença pulmonar, como enfisema, 


Estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo. Veja os efeitos que o estresse pode causar no corpo e aprenda a ler os sinais de socorro que ocorpo nos enviar pedindo portranquilidade.

Sistema muscular

Quando o corpo está estressado, osmúsculos ficam tensos. A tensão muscular é quase uma reação reflexa ao estresse - é o modo pelo qual o corpo se protege contra lesões e dor.

Sistema respiratório

O estresse pode fazer você respire mais forte. Isso não é um problema para a maioria das pessoas, mas para aqueles que sofrem com asma ou uma doença pulmonar, como enfisema, receber o oxigênio necessário para respirar forte pode ficar mais difícil.

Sistema Cardiovascular

O coração e os vasos sanguíneos compreendem os dois elementos do sistema cardiovascular que trabalham em conjunto para fornecer alimento e oxigênio para os órgãos do corpo. A atividade destes dois elementos também é coordenado na resposta do organismo ao estresse.

O estresse agudo - o estresse que é momentâneo ou de curto prazo, tais como o cumprimento dos prazos, estar preso no trânsito ou frear de repente para evitar um acidente - provoca um aumento na freqüência cardíaca e produz contrações mais fortes do músculo cardíaco, devido aos hormônios do estresse - a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol - atuando como mensageiros para estes efeitos. Além disso, os vasos sanguíneos que dirigem o sangue para os músculos grandes e dilatam o coração, aumentam a quantidade de sangue bombeado para estas partes do corpo e eleva a pressão sanguínea. Isso também é conhecido como resposta de luta ou fuga. Uma vez que o episódio de estresse agudo passou, o corpo retorna ao seu estado normal.

Estresse crônico - ou tensão constante experimentada durante um período prolongado de tempo, pode contribuir para problemas de longo prazo para o coração e para os vasos sanguíneos. O aumento consistente e contínuo da frequência cardíaca e os níveis elevados dos hormônios do estresse e de pressão arterial, podem fazer o corpo pagar por isso, aumentando o risco de hipertensão,ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Endócrino

Quando o corpo está estressado, o hipotálamo sinaliza ao sistema nervoso autônomo e à glândula pituitária e inicia-se um processo para produzir adrenalina e cortisol, os chamados de "hormônios do estresse".

Glândulas supra-renais

Sinais de estresse do hipotálamo faz com que com que o córtex adrenal produza cortisol e a medula adrenal produza adrenalina. Isso inicia o processo que dá ao seu corpo a energia para fugir do perigo.

Fígado

Quando o cortisol e a adrenalina são liberados, o fígado produz mais glicose, um açúcar no sangue que iria dar-lhe a energia para a "luta ou para a fuga" em caso de emergência. 



Perguntas interessantes