Biologia, perguntado por minimel, 1 ano atrás

Quando adquirimos frutas no comércio, observamos com mais frequência frutas sem ou com poucas sementes. Essas frutas têm grande apelo comercial e são preferidas por uma parcela cada vez maior da população. Em plantas que normalmente são diploides, isto é, apresentam dois cromossomos de cada par, uma das maneiras de produzir frutas sem sementes é gerar plantas com uma ploidia diferente de dois, geralmente triploide. Uma das técnicas de produção dessas plantas triploides é a geração de uma planta tetraploide (com quatro conjuntos de cromossomos), que produz gametas diploides e promove a reprodução dessa planta com uma planta diploide normal.
A planta triploide oriunda desse cruzamento apresentará uma grande dificuldade de gerar gametas viáveis, pois, como a segregação dos cromossomos homólogos na meiose I é aleatória e independente, espera-se que:
Escolha uma:
a. As cromátides irmãs sejam separadas ao final desse evento.
b. O número de cromossomos encontrados no gameta seja 23.
c. Um gameta raramente terá o número correto de cromossomos da espécie.
d. Um cromossomo de cada par seja direcionado para uma célula filha.
e. Os gametas gerados sejam diploides.

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermesilvar
640

Olá




A pratica de gerar plantas sem sementes tem tido um apelo comercial maior pela praticidade de consumo, nesse caso uma planta e feita assim quando por um gameta diploide ou (2 n) e produzido por uma planta que sofreu uma alteração cromossômica numérica que á faz primeiramente uma planta tetraploide que ao entra na parte de reprodução produz gametas (2 n).




Ao fecunda esse gameta com outro (2 n) com um normal com (1 n) vai originar um individuo que sera triploide, que por sua vez terá uma dificuldade de produzir gametas para que possa perpetua-se na natureza.




Logo a resposta correta é a letra ( C ) que diz que o gameta gerado por esse individuo triploide raramente terá o número correto de cromossomos da espécie.





Espero ter ajudado.

Respondido por Danas
3

Todo gameta gerado é haploide, alguns são mutantes e podem ter mais ou menos cromossomos, mas muito raramente terá o número correto de cromossomos da espécie (alternativa C).

Uma célula haploide é aquela que tem apenas metade da carga genética. Os gametas são exatamente assim, é por isso que quando dois deles se juntam ocorre a fecundação, dando origem a um zigoto. O zigoto é diploide e tem a quantidade correta de cromossomos da espécie.

A espécie humana possui 46 cromossomos e cada gameta sexual humano tem exatamente 23 cromossomos. Cada espécie possui um número especifico de cromossomos.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/19706145

Anexos:
Perguntas interessantes