Quando abordamos, na arte, a vanguarda, faz-se necessário observar que essa arte destoa dos modos de compreensão da cultura de determinado momento. É o que ocorreu a Marcel Duchamp, artista de vanguarda, ao inscrever como obra de arte um artefato industrial, um mictório intitulado "A fonte", em uma exposição museológica da França em 1917. Daí em diante, arte não se ateria exclusivamente aos trabalhos artesanais advindos do corpo do artista, mas de qualquer objeto que apresentasse um novo olhar estético. Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O mictório "A fonte" é considerado arte porque desloca a percepção do observador, independente de ser um produto industrial.
( ) O experimento artístico de Marcel Duchamp é um caso de redimensionamento da cultura artística que substitui a questão "isso é arte" para a questão do "quando isso é arte".
( ) A vanguarda, embora apresente novos modos culturais de recepção artística, não pode depreender-se dos modos tradicionalmente aceitos como arte por determinada cultura.
( ) Arte é variação em relação ao estabelecido tradicionalmente como arte, independente de qual seja a cultura e se há ou não vanguarda artística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - V - V.
d) V - V - F - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A alternativa correta é a letra D: V - V - F - F.
As vanguardas foram criadas para quebrar com paradigmas e padrões em que a arte resolveu trazer uma nova concepção de mundo.
A partir das vanguardas houve um protesto ao conservadorismo, ao idealismo do padrão estético, todo um questionamento sobre o que era imposto.
Marcel Duchamp, causou um grande impacto com sua obra "mictório", pois claramente apresenta uma nova concepção de arte, diferentemente daquela retratada com anjos.
Abraços!
Perguntas interessantes