Biologia, perguntado por AdryRabello, 11 meses atrás

quando a vacina contra a febre tifóide passou a ser utilizada?

Soluções para a tarefa

Respondido por Fidelissilverio
1

A febre tifóide é uma doença infecciosa potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Salmonella typhi. Caracteriza-se por febre prolongada, alterações do trânsito intestinal, aumento de vísceras como o fígado e o baço e, se não tratada, confusão mental progressiva, podendo levar ao óbito. A transmissão ocorre principalmente através da ingestão de água e de alimentos contaminados. A doença tem distribuição mundial, sendo mais freqüente nos países em desenvolvimento, onde as condições de saneamento básico são inexistentes ou inadequadas.

Em 2008 foi liberada e pode ser encontrada no Brasil a vacina injetável contra febre tifóide (não disponível nos Centros Municipais de Saúde). As vacinas disponíveis apresentam baixa eficácia e foram melhor testadas em indivíduos que vivem em áreas endêmicas, o que não permite avaliar de forma inequívoca sua eficácia em viajantes. A vacina injetável tem eficácia entre 50 e 70%. A vacina oral contra a febre tifóide, tem eficácia entre 40 e 90% e não pode ser utilizada em indivíduos imunodeficientes e gestantes, uma vez que é produzida com bactérias atenuadas. Quando o risco de infecção é muito elevado, a utilização de uma das vacinas como medida complementar deve ser avaliada individualmente após consulta médica.

Em 2015 registaram-se 12,5 milhões de casos de febre tifoide em todo o mundo. A doença é mais comum na Índia. As crianças são o grupo etário mais afetado. No mesmo ano, a doença foi responsável por cerca de 149 000 mortes, uma diminuição em relação às 181 000 em 1990 (cerca de 0,3% do total mundial). Desde a década de 1940 que a doença tem vindo a diminuir nos países desenvolvidos como resultado da melhoria das condições de saneamento e do tratamento com antibióticos. O termo "tifoide" significa "semelhante ao tifo". No entanto, embora os sintomas sejam semelhantes, o tifo é uma doença diferente.  


Perguntas interessantes