Quando a tabela de frequências apresenta apenas as classes de dados em intervalos, impossibilitando o acesso a todos os valores dos dados envolvidos, podemos afirmar que:
a.
Não é possível calcular a média, pois não temos acesso a todos os dados.
b.
Assumimos que o valor referente ao meio do intervalo representa a classe e utilizamos os valores centrais de cada classe nos cálculos, a média obtida será exatamente a média de todos os dados.
c.
Assumimos que o menor valor do intervalo representa a classe e utilizamos esses valores de cada classe nos cálculos, a média obtida será um valor aproximado da média de todos os dados.
d.
Assumimos que o maior valor do intervalo representa a classe e utilizamos esses valores de cada classe nos cálculos, a média obtida será exatamente a média de todos os dados.
e.
Assumimos que o valor referente ao meio do intervalo representa a classe e utilizamos os valores centrais de cada classe nos cálculos, a média obtida será um valor aproximado da média de todos os dados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A alternativa correta será E) Assumimos que o valor referente ao meio do intervalo representa a classe e utilizamos os valores centrais de cada classe nos cálculos, a média obtida será um valor aproximado da média de todos os dados.
Quando não é possível acessar todos os dados coletados em uma tabela de frequências dividida por faixas de valores, é possível obter uma média aproximada (não exata) do conjunto.
Para isso devemos considerar o valor central da faixa do intervalo e considerar que ele representa a média daquela faixa, erros podem ocorrer quando as classes são muito abrangentes e não conseguem representar os grupos com maiores e menores percentuais.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes