Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, os EUA e a URSS emergiram como superpotências antagônicas. Entre as questões e conflitos internacionais relevantes que ocorreram durante o governo de Harry S. Truman (1945-1953), destacam-se
Ao New Deal, a intervenção na Guatemala, a Revolução Cubana e o armistício com a Coreia. Bo cerco de Berlim pela URSS, a Revolução Chinesa, a Guerra da Coreia e o Plano Marshall. Ca Liga das Nações, a Política da boa vizinhança, a crise dos mísseis, a primavera de Praga. Da Conferência de Potsdam, a Revolução Mexicana, o armistício no Vietnã e a doutrina Monroe. Ea Conferência de Yalta, a Guerra do Vietnã, a Revolução Argelina e a Aliança para o Progresso.
Soluções para a tarefa
Resposta: Resposta letra B, cerco de Berlim pela URSS, revolução chinesa, guerra da Coréia, plano Marshal.
Explicação:
Alternativa correta: B) o cerco de Berlim pela URSS, a Revolução Chinesa, a Guerra da Coreia e o Plano Marshall.
Após a Conferência de Yalta, em 1945 e, principalmente, após o estabelecimento da Doutrina Truman estadunidense (1947), a Guerra Fria, isto é, o conflito pela supremacia global que opunha Estados Unidos e União Soviética, passa a estruturar as relações interestatais do sistema internacional em dois blocos de poder antagônicos, diferenciados entre si pela autoproclamada defesa de um determinado modo de produção (capitalista ou comunista).
O cerco de Berlim pela URSS aconteceu em 24 de junho de 1948 até 12 de maio de 1949; a Revolução Chinesa aconteceu em 1949, a Guerra da Coreia ocorreu entre 25 de junho de 1950 – 27 de jul. de 1953, e o Plano Marshall vigorou no período entre 1947 e 1951.