Quando a república foi proclamada no Brasil o país tinha acabado de romper com a escravidão. Parte considerável da população era analfabeta. O que levou ao debate de como tirar o país do atraso. Havia uma visão distinta sobre o futuro da nação em relação ao povo brasileiro. Um debate profundo e discriminatório do elemento nacional. A definição de um perfil de brasilidade passava pela discussão da educação. Na Constituição de 1891 ficou claro esta discussão. Pela primeira vez se considerava a educação como uma forma de tirar o país do atraso. Mas não se tinha consenso. Enquanto alguns acreditavam que o combate ao analfabetismo poderia livrar o país dos males e o estado deveria tomar para si esta tarefa, muitos acreditavam no federalismo nas escolas e no incentivo à iniciativa privada como forma de educar o povo.
Nesse sentido, sobre a educação na Primeira República, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A educação na primeira república buscou resolver a questão da escravidão. O problema do analfabetismo foi resolvido com a propagação de escolas básicas que atenderam crianças e adultos em condição de risco. Assim, as políticas públicas inverteram a lógica do Império que defendia a formação superior.
PORQUE
II. A primeira república foi marcada pelo debate entre os intelectuais urbanos e industriais que defendiam a educação como forma de tirar o país do atraso, e os que defendiam uma educação federalizada, administrada pelo estado. Quem acabou prevalecendo foi o federalismo, porém, sem alcançar o efeito desejado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alguém sabe essa? por favor
Explicação:
Respondido por
0
Resposta: I falsa II verdadeira
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás