História, perguntado por jaquelinesoica, 11 meses atrás

Quando a República foi proclamada e seus ideais escritos na bandeira nacional, governadores da província, senadores e diversos setores se articularam para impor uma ordem e progresso a sua maneira. Trabalhadores empregados deveriam se submeter a jornadas extenuantes e a qualquer sinal de reclamação deveriam ser multados. Trabalhadores sem emprego que se submetiam a morar com suas famílias em pequenos cubículos deveriam obedecer a agentes municipais que constantemente os consideravam sujos, desordeiros e responsáveis pela proliferação de doenças. Para andar nas ruas, não bastava ser cidadão, tinha que se vestir de modo aburguesado, ou fiscais de posturas poderiam te perseguir. Vielas, ruas, centros e praças não poderiam mais ser local de vendedores ambulantes".
As regras, comportamentos e imposições de condutas da República ficaram explícitas na reforma da capital, o Rio de Janeiro, pois
Alternativas:

a)

o descontentamento da população brasileira era óbvio, desde modo era necessário a mudança dessas pessoas do centro da cidade.

b)

o governo buscava melhores condições de vida, participação política e liberdade de direitos para os brasileiros.

c)

diversos fatores já vinham incomodando a população em relação a ações do governo monárquico vigente.

d)

a modernidade já era culturalmente aceita pelo povo brasileiros que almejava uma cidade com padrões parisienses.

e)

colocaram prédios abaixo, despejaram famílias, tudo em prol de uma modernidade que garantiria, para as classes mais altas, a ordem na cidade e o progresso.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
12

A proclamação da República não foi um movimento popular, pelo contrário, foi um movimento da elite brasileira pois a monarquia não atingia mais aos seus interesses.

Assim, com a reforma da capital e demolição de prédios, especialmente cortiços, higienização da cidade, além da vacinação compulsória, grande parte da população restou insatisfeita.

A alternativa correta é a E – colocaram prédios abaixo, despejaram famílias, tudo em prol de uma modernidade que garantiria, para as classes mais altas, a ordem na cidade e o progresso.

Respondido por marilzajba
10

Resposta:

e)

Explicação:

colocaram prédios abaixo, despejaram famílias, tudo em prol de uma modernidade que garantiria, para as classes mais altas, a ordem na cidade e o progresso.

Perguntas interessantes