Quando a oferta de recursos é limitada, os profissionais de Marketing podem se valer do Demarketing, uma estratégia de Marketing usada para reduzir o consumo de um produto. Essa estratégia é muito comum em empresas que trabalham com os recursos naturais como água ou com geração de energia. Segundo Kotler e Keller (2006), as matérias-primas da Terra são classificadas em três modos diferentes: infinitas, finitas renováveis e finitas não-renováveis.
SHIMOHIGASHI, E. R. M.; VIEIRA, M. C. Fundamentos de Marketing. Maringá: Unicesumar, 2018.
A partir do fragmento anterior, avalie as afirmativas a seguir, marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. A poluição das águas é um problema em algumas partes do mundo, por essa problemática, os estudiosos a classificaram na esfera finitas renováveis.
II. Florestas e alimentos devem ser consumidos de maneira moderada, classificam-se em finitas renováveis. As madeireiras que precisam fazer o reflorestamento são exemplo desse grupo.
III. Empresas que não possuem preocupação com o meio ambiente não são vistas com belos olhos no mercado.
IV. Classificam-se como finitas não-renováveis o petróleo, o carvão, a platina, o zinco e a prata. Seu esgotamento não atinge diretamente as empresas.
As afirmativas I, II, III e IV, são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V, F.
Alternativa 2:
F, V, F, V.
Alternativa 3:
V, V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, V, V.
Alternativa 5:
F, V, V, F.
Soluções para a tarefa
florestas são ecossistemasA sequência correta é a 1: V- F- V- F.
A Economia trabalha com o conceito da escassez, pois, de acordo com ela, todos os recursos são finitos e acabarão um dia.
O consumo desenfreado do ser humano e a não preocupação com os recursos oferecidos pela Natureza pode ser um fator crucial e que poderá levar ao colapso do sistema produtivo, se não for compreendido a tempo.
Na esfera de recursos finitos e renováveis temos a água, os alimentos e os metais que podem ser reciclados (tais como a prata, o zinco, e outros).
Em termos de recursos finitos não renováveis temos os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, cujo esgotamento atinge diretamente as empresas.
Já no caso das florestas a situação é um pouco mais complexa.
Embora possa haver o reflorestamento, as que demoram muito tempo para se constituírem e possuem espécies específicas, tanto em termos de flora quanto de fauna, que nem sempre poderão ser repostas.
Então, não podemos classificá-las como renováveis.
Espero ter ajudado!