“Quando a guerra finalmente eclodiu em 1939, Getúlio e seus generais […] preferiram permanecer neutros até que os Estados Unidos estivessem preparados para pagar um preço justo pelo apoio brasileiro. Além disso, os brasileiros continuavam a cultivar relações com as potências do Eixo como parte do jogo de usá-las contra os Estados Unidos.
SKIDMORE, Thomas E. Uma história do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p.170.
A posição brasileira durante os anos iniciais da Segunda Guerra Mundial foi de neutralidade com o intuito de barganhar sua aliança com os Estados Unidos, uma vez que Vargas era mais inclinado a se aliar com os Aliados. Para garantir o apoio brasileiro, os Estados Unidos aceitaram:
a) Doar milhões para um projeto de desenvolvimento social que estava sendo implementado no Nordeste.
b) Reduzir os preços de todas as mercadorias vendidas para o Brasil em 10% durante 20 anos.
c) Financiar a construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda.
d) Dar apoio econômico para o desenvolvimento de um programa de inteligência que seria utilizado por Vargas para garantir sua continuidade no poder.
e) Doar milhares de barris de petróleo retirados das refinarias americanas no Alasca
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
letra C
Explicação:
O acordo entre Brasil e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial estipulou que o Brasil forneceria matéria-prima para os Estados Unidos, como borracha e quartzo, além de permitir o uso do Nordeste como base aérea para os Estados Unidos. Em troca, além de equipamentos militares, recebeu também capital e técnicos especializados com o objetivo de construir a Companhia Siderúrgica Nacional, que foi instalada na cidade de Volta Redonda.
Perguntas interessantes
Sociologia,
7 meses atrás
Lógica,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás