Administração, perguntado por alextcimbitubap95ids, 10 meses atrás

Quando a estética começa a ser definida, enquanto experiência?

A A estética é definida a partir do encontro entre um sujeito experimentador e um objeto experimentado

B É determinada quando explora o sentimento de experiências do usuário

C Quando a peça estética, lança mão de recursos experimentais e usuais do design

D Quando o sujeito experimentador se afasta da usabilidade do design

E É definida quando peça e sujeito aprimoram a usabilidade.​

Soluções para a tarefa

Respondido por emanoelniveoferreira
0

Hoje, que vivemos uma situação de confusão e desconcerto, não há tarefa mais urgente que adequar métodos eficazes para educar jovens e adultos nas questões básicas da ética. Esta educação deve se realizar de tal forma que os destinatários da mesma se sintam respeitados em sua liberdade e ao mesmo tempo dotados de pautas de interpretação suficientes para estar orientados diante das diferentes encruzilhadas que cada um encontra em sua vida. A formação verdadeira consiste em dispor de discernimento, e este só se alcança se se conhece a lógica que rege internamente os diversos processos humanos.

Atualmente, os jovens resistem em aceitar doutrinas pela via do mero argumento de autoridade. Somente se mostram dispostos a assumir aquilo que eles sejam capazes de interiorizar e considerar como algo próprio. Daí sua aversão a toda forma de ensino que proceda ou pareça proceder de forma autoritária, chegando a determinadas conclusões a partir de certos princípios imutáveis.

Devido a isso, vem se propondo já há algum tempo como método ideal para formar em questões éticas a leitura penetrante de obras literárias de qualidade. Através delas não são os professores de ética quem lhes doutrinam sobre o sentido da vida e seus acontecimentos básicos, mas diversos autores de prestígio e sustentados por uma experiência intensamente vivida e sofrida. A sugestão é valiosa, porém mal se ultrapassou a condição de mero desejo. Não existe, ainda, um esboço do que pode ser um método bem equilibrado de ensino da ética através da leitura de grandes obras literárias. De minha parte, tenho tentado preencher esta lacuna em vários trabalhos, inspirados na idéia de que toda forma de jogo - entendido no sentido criador – cria “âmbitos de realidade” , e o entrelaçamento destes produz uma descoberta de sentido e eclosão de beleza. Já há alguns anos tenho verificado, em diversos centros culturais da Espanha e de outros países, que este método é facilmente assimilável pelos jovens e facilita a apreensão da perspectiva justa para abordar a leitura de obras literárias – e também, em certa medida, de obras cinematográficas – de tal forma que inclusive aquelas que poderiam ser consideradas como pouco “edificantes” tornam-se educativas porque apresentam as conseqüências que acarretam a entrega a processos de vertigem ou fascínio.

Também a experiência artística, devidamente compreendida e vivida, apresenta um extraordinário poder formativo. O grande filósofo, dramaturgo e músico francês, Gabriel Marcel, nos deixou um testemunho surpreendente sobre sua conversão religiosa: “Tenho que anotar aqui – escreve – a importância excepcional de J. S. Bach. As Paixões e Cantatas: no fundo, a vida cristã chegou a mim através disto. Os encontros tiveram um papel capital na minha vida. Conheci seres nos quais sentia tão viva a realidade de Cristo que já não era lícito duvidar. (1) “Ninguém duvida – afirma em outro lugar – que a função espiritual da música consiste, no fundo, em devolver o homem a si mesmo. Devolver o homem a si mesmo, na verdade, devolvê-lo a Deus.”(2)

Como se explica esta eficácia pedagógica da experiência musical e , em geral, da experiência artística: a  arquitetônica, a pictórica, a escultórica?  Para responder de forma radical a esta pergunta, devemos recordar, ainda que esquematicamente, algumas condições básicas do desenvolvimento humano e observar que o conhecimento profundo das mesmas torna-se muito mais fácil pelas experiências artísticas, quando sabemos vivê-las e compreendê-las em sua articulação interna.


alextcimbitubap95ids: Copiou e colou um texto gigante e nao respondeu a pergunta???
emanoelniveoferreira: sim
emanoelniveoferreira: porque eu não estou no Ensino médio secundário
Respondido por raquelcarlson
1

Resposta:

LETRA A estética é definida a partir do encontro entre um sujeito experimentador e um objeto experimentado

Explicação:

A estética deve ser abordada de forma subjetiva,  ou seja, a partir da consciência individual.

Perguntas interessantes