Quando a complexidade do mundo empresarial aumentou, a partir da década de 1950, a administração estratégica passou a receber atenção de maior abrangência nos meios acadêmicos e empresarial, exigindo perfil gerencial empreendedor, respostas rápidas e corretas à ação de concorrentes, redefinição do papel social e econômico das empresas e melhor adequação à nova postura assumida pelos consumidores. A administração estratégica, segundo Certo e Peter, citado por Sertek e outros (2011), é composta por uma série de passos: diagnóstico estratégico, planejamento, implementação da estratégia organizacional e controle estratégico. Analise a descrição a seguir e assinale a alternativa correspondente. “Faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuro, e na análise do ambiente interno, consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) e busca identificar os pontos fortes e pontos fracos.
Soluções para a tarefa
Para o trabalho dos dois últimos, a ciência da Administração tem desenvolvido várias técnicas, as quais têm contribuído para o aumento da eficiência das empresas, no sentido de conseguir com o menos esforço o melhor resultado administrativo e operacional ("fazer as coisas da melhor maneira").
Quanto à estratégia – ou o caminho que a organização deverá seguir – só recentemente tem merecido maior atenção dos administradores, os quais têm procurado desenvolver técnicas para facilitar o trabalho de conduzir a empresa na melhor direção.
E, para facilitar este trabalho, surgiram algumas técnicas de planejar o nível estratégico da organização. Este planejamento visa a eficácia das organizações; ou seja, orientar esforços na direção mais correta ("fazer aquilo que deve ser feito").
Portanto, o Planejamento Estratégico é uma técnica administrativ
Resposta:
Diagnóstico Estratégico.
Explicação:
Faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuroe na análise do ambiente interno consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos emateriais) e busca identificar os pontos fortes e pontos fracos.