Química, perguntado por stekenleburg, 1 ano atrás

Qualquer substância química considerada remédio pode se tornar veneno dependendo da quantidade ingerida. Assim, como você analisa esse texto? Será que os medicamentos sem tarja ou com tarja vermelha apresentam os mesmos riscos?

Soluções para a tarefa

Respondido por denisengenharia3
77
qualquer substância ingeridas em superdosagem se tornam toxicas, até mesmo a dipirona sódica que parece inofensiva quando ingerida em superdoses causa queda de pressão arterial e pode levar à morte.  
Respondido por wdsonfarma
18
SIM.
“A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem”. (Paracelso – Médico e físico do séc. XVI)

praticamente todas as substancias possuem algum efeito fisiológico sobre o organismo, mesmo não sendo absorvidas. A intensidade desse efeito geralmente é dose dependente, e muitas vezes uma dose fora do normal pode interferir diretamente no organismo.
O fato de tal medicamento ser isento de prescrição, nao o exclui de ter efeitos tóxicos. Um bom exemplo disso é o paracetamol, que em doses elevadas, causa toxicidade hepática, por saturar a via do metbolismo da glutationa.
A farmacologia trabalha com um conceito denominado de INDICE TERAPEUTICO,  que é uma comparação entre a quantidade de um agente terapêutico necessária para causar um efeito terapêutico e a quantidade que causa efeitos tóxicos. Drogas com baixo índice terapeutico causam toxicidade mais facilmente (ex: Warfarina e Digoxina).

Por isso sempre tenha orientação ao tomar qualquer medicamento, o médico e o farmacêutico deve ser consultado
Perguntas interessantes