Português, perguntado por borges53, 1 ano atrás

Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.

a) O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor - são catafóricos.

b) O trecho é incoerente porque o leitor não toma conhecimento, no início, sobre a quem se refere os pronomes seu e ele.
c) Falta coesão em “era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos”.
d) Ele é um pronome anafórico, pois retoma a ideia transmitida pelo pronome seu, isto é, a quem ambos se referem.

Soluções para a tarefa

Respondido por Ajudande01
6

a) Nesta parte do mundo, imensas parcelas da população não têm minimamente garantida sua sobrevivência material. Como, pois, reivindicar direitos fundamentais se a estrutura da sociedade não permite o desenvolvimento da consciência em sua razão plena?

b) Por conseguinte, a questão dos Direitos tem significado político, enquanto realização histórica de uma sociedade de plena superação das desigualdades, como organização social da liberdade.

c) Assim, pois, a opressão substitui a liberdade. A percepção da complexidade da realidade latino-americana remete diretamente a uma compreensão da questão do homem ao substituí-lo pela questão da tecnologia. 

d) Na América Latina, por isso, a luta pelos direitos humanos engloba e unifica em um mesmo momento histórico, atual, a reivindicação dos direitos pessoais.

Perguntas interessantes