Qualquer paciente que apresente queixa de dor na região da coluna cervical após ter sofrido um trauma, deve-se suspeitar de lesões na coluna cervical. As lesões traumáticas da coluna cervical são divididas em regiões, coluna cervical alta (occipital, atlas e áxis) e coluna cervical baixa (vértebras C3 – C7), no caso dos traumas da cervical alta, um que pode ser destacado é a fratura do côndilo occipital que é classificada em três tipos. Sobre estes tipos de fraturas do côndilo occipital analise as colunas abaixo e as correlacionem com sua descrição.
Coluna 1: Tipos de fraturas
A – Tipo I
B – Tipo II
C – Tipo III
Coluna 2: Descrição dos tipos de fraturas
I – Fratura com avulsão do côndilo occipital provocada pelo ligamento alar. Seu mecanismo é a rotação ou inclinação lateral da cabeça ou pela associação destes movimentos. Neste caso a fratura é instável devido a lesão do ligamento alar contralateral e da membrana tectorial.
II – Fratura do côndilo occipital associada a fratura da base do crânio, com traço em direção ao forame magno, o mecanismo da lesão é o trauma direto na região afetada. Os ligamentos locais também se preservam intactos e por isso se trata de uma fratura estável.
III – Fratura impactada do côndilo occipital, o mecanismo de trauma é a sobrecarga axial do crânio sobre o atlas. Pode haver o mínimo de desvio dos fragmentos ósseos em direção ao forame magno, os ligamentos locais (membrana tectorial e ligamento alar) se encontram intactos mantendo a fratura estável.
Analise as alternativas e assinale a que corresponde a associação correta entre as colunas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
66
a resposta certa: A-III, B-II, C-I
Respondido por
29
d. A-III, B-II, C-I. Correto
Perguntas interessantes