Qualquer movimento é realizado através de transformação de energia, por exemplo, quando você corre, transforma a energia química de seu corpo em energia cinética. O mesmo acontece para a conservação de energia mecânica. Podemos resolver vários problemas mecânicos conhecendo os princípios de conservação de energia. Analise o seguinte exemplo: Uma pedra é abandonada de um penhasco. Em um primeiro momento, antes de ser abandonada, quando ainda não está em movimento e quando chegar ao solo apresentará, respectivamente A) a energia cinética se transformou, ou se converteu, em potencial e quando chegar ao solo manterá a energia química. B) a pedra tem energia cinética nula e energia potencial total e quando chegar ao solo, sua energia cinética será total, e a energia potencial nula, pois a altura será zero. C) as forças dissipativas mantém com o atrito e resistência do ar a força potencial em todas as circunstâncias, isto é, no início e final da trajetória. D) a força da gravidade anula a energia potencial e acumula a energia cinética em ambos os momentos de forma a agir de formas opostas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:
B
Explicação:
A energia mecânica funciona de uma maneira bem simples.
Energia mecânica = Energia cinética (Quando há velocidade) + Energia potencial (Gravitacional) + Energia potencial (Elástica)
Nesse caso, no início ele está em repouso, ou seja, sem velocidade, logo: Energia cinética = 0
Porém, ele está há uma certa altura, logo: Energia Potencial Gravitacional > 1
Ele está fora de contato com uma mola, logo : Energia Potencial elástica = 0
Com o decorrer do tempo, após o lançamento, ele adiquire velocidade e vai perdendo energia potencial, sendo assim, a letra B é que melhor explica o fenômeno.
Perguntas interessantes