Qualquer intervenção de um profissional de saúde deve ser sempre precedida de uma boa anamnese, que consiste na coleta de informações a respeito de eventos que possam estar relacionados à queixa ou a "enfermidade" do paciente. Esta coleta de informações vem desde reclamações principais, histórico de saúde e familiar, rotina e alimentação. A partir daí será possível compreender quais os fatores envolvidos que influenciam na quebra da homeostase corporal. Aprendemos que a homeostase é a manutenção da constância do meio interno e que todo o nosso corpo funciona de maneira integrada. Baseado em tudo que foi estudado até o momento, de que maneira poderíamos correlacionar o sistema nervoso e a homeostase corporal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para garantir que a homeostase seja conseguida, vários processos fisiológicos devem ocorrer de maneira organizada. O funcionamento dos sistemas cardiovascular,respiratório e excretor, por exemplo, garante que nutrientes cheguem às células e que substâncias excessivas e tóxicas sejam retiradas do nosso corpo, fazendo que o organismo permaneça em harmonia. Essa harmonia garante que o meio interno seja constante e que as células funcionem de maneira adequada.
Explicação:
Podemos dizer, então, que fatores externos podem influenciar o ambiente interno, porém nosso corpo apresenta mecanismos que tentam reverter essas alterações. Os nossos sistemas, portanto, são responsáveis por garantir que nossa temperatura, pH dos líquidos corporais, pressão arterial e frequência cardíaca, por exemplo, mantenham-se dentro dos valores ditos normais. Dentre os sistemas presentes em nosso corpo, os sistemas nervoso e endócrino merecem destaque por garantirem, respectivamente, trânsito de informações e secreção de mensageiros químicos.