Qualquer atividade produtiva demanda movimentação de cargas, inclusive, atividades vinculadas à nova economia. Pense no caso de uma fintech (banco virtual); para que ele possa prover serviços por meio de seus aplicativos, tornou-se necessário produzir, transportar e fazer a manutenção de servidores, para manter os serviços. Até o desenvolvimento de um software depende do uso de computadores, cujas produção e distribuição demandam o planejamento e a gestão de processos logísticos. Na verdade, a função das atividades logísticas e da gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada (CSI) é garantir a confiabilidade e a eficiência nos processos de movimentação de cargas e o alcance de elevado nível de serviços para os clientes internos ou externos à empresa. Por essas razões, um dos principais aspectos que determinam a eficiência (garantir o alcance do nível definido do serviço) e a eficácia (garantir a melhor relação custo/benefício no alcance do nível do serviço) dos processos logísticos está associado ao fluxo de locomoção interna (inbound) e externa (outbound) de cargas dentro e fora da empresa e ao fluxo de informações decorrentes desse processo. Considerando o exposto, explique a importância dos processos logísticos e qual é o papel do gestor na gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM). "
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os processos logísticos permitem uma gestão empresarial mais eficiente e voltada para os resultados. Saiba delegar responsabilidades para a sua equipe, de forma a envolver todos no processo com o intuito de atingir os objetivos da organização.Planejamento de cardápios, pedidos, cotações
A logística em si é a parte da cadeia de abastecimento responsável pelo planejamento, implementação e também o controle dos fluxos e do armazenamento os quais são eficientes e econômicos sobre as matérias primas.
A logística está ligada a menção dos processos logísticos os quais tendem a permitir que haja uma gestão empresarial bem mais eficiente e com isso que ela seja voltada para os resultados.
Contudo, é necessário saber delegar as responsabilidades para toda a equipe e com isso que ela consiga envolver todos os processos com o intuito de atingir os objetivos da organização como um todo.
Bons estudos!