Qualidade de Vida
Ao falar sobre Qualidade de Vida, a primeira coisa que fazemos é pensar em um corpo com muita saúde, sem nenhuma doença, que caminha sempre, faz muita ginástica, musculação e pratica muito esporte. Mas será que Qualidade de Vida e só isso mesmo?
É claro que não! É preciso pensar também que existem outros fatores que interferem na qualidade de vida das pessoas e de toda a comunidade. Vamos falar um pouco sobre alguns deles:
Fatores biológicos: estão ligados às condições do organismo das pessoas tais como idade, sexo, herança genética, estado geral de saúde orgânica, nível de condicionamento físico, nível de dependência física e mental;
Fatores socioeconômicos e políticos: ligados à promoção da dignidade humana, da justiça, do respeito mútuo. Depende de políticas sociais e da vontade das pessoas, de sua responsabilidade social, e do seu poder de mobilização e reivindicação. Exemplos: o direito de ir e vir, o acesso à saúde (prevenção, tratamento e reabilitação), educação de qualidade, meio de transporte, lazer, moradia, luz, rede de esgoto, água tratada, ocupação e renda, participação social convivência familiar e social.
Fatores Culturais: ligado aos hábitos de vida, comportamentos e costumes adquiridos na vida social que podem contribuir ou não para a saúde das pessoas. Estados de vida que promovem a saúde: higiene, alimentação, atividade física lazer, Estilos de vida geradores de risco: alcoolismo, tabagismo, uso de drogas, alimentação descontrolada, falta de descanso e sono, treinamento precoce.
Fatores ambientais: ligados ao ambiente físico, tanto os naturais quanto os artificiais (ambiente de trabalho, de estudo) Exemplos: limpeza, segurança, proteção, ecossistema estável e sustentável (condições de clima, nível de poluição sonora e do ar, cuidado com o lixo, qualidade da água).
Fatores ligados à religiosidade: ligado à fé, crenças e convicções pessoais. Exemplo: não fazer transfusão de sangue porque a religião não permite.
A qualidade de vida é fortemente influenciada, direta ou indiretamente, por estes fatores. Depende muito de você, mas também da sua família, da comunidade e do Poder Público. Para falar em Qualidade de Vida é preciso pensar na dignidade humana e nas relações sociais da pessoa consigo mesma, com o outro, com o meio físico, cultural e social de forma inseparável. Isso significa levar em conta os diferentes fatores que interferem nas condições de sua vida e da comunidade.
Interpretação do texto
1° Com Base no texto, produza, um breve comentário sobre o tema proposto, levando em consideração os fatores essenciais para uma boa qualidade de vida (Mínimo 12 linhas).
Alguém me ajuda por favor eu coloco como melhor resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
saúde
segurança
alimentação saudável e etc
mourasamuel2021:
oi bom dia
a
u
d
Perguntas interessantes