Qualidade das Informações Gerenciais
As características qualitativas de informações financeiras úteis se aplicam a informações financeiras fornecidas nas demonstrações contábeis, bem como a informações financeiras fornecidas de outras formas (Contabilidade Gerencial). O custo, que é uma restrição generalizada sobre a capacidade da entidade que reporta de fornecer informações financeiras úteis, se aplica de forma similar (custos). Contudo, as considerações, ao se aplicarem as características qualitativas e a restrição de custo, podem ser diferentes para tipos diferentes de informações a serem geradas.
Se informações devem ser úteis, elas devem ser relevantes e representar fidedignamente aquilo que pretendem representar. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna. Relevância: Informações financeiras relevantes são capazes de fazer diferença nas decisões tomadas pelos usuários, podendo serem de valor preditivo ou valor confirmatório. Os valores preditivo e confirmatório das informações financeiras estão inter-relacionados. Por exemplo, informações sobre receitas para o ano corrente, que podem ser utilizadas como base para prever receitas em anos futuros, também podem ser comparadas a previsões de receitas para o ano corrente que tenham sido feitas em anos anteriores. Os resultados dessas comparações podem ajudar o usuário a corrigir e a melhorar os processos que foram utilizados para fazer essas previsões anteriores, auxiliando a gestão da contabilidade gerencial.
Representação fidedigna: Relatórios financeiros representam fenômenos econômicos em palavras e números. Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a representação tem três características. Ela é completa, neutra e isenta de erros. Obviamente, a perfeição nunca ou raramente é atingida. O objetivo é maximizar essas qualidades tanto quanto possível.
A representação completa inclui todas as informações necessárias para que o usuário compreenda os fenômenos que estão sendo representados, inclusive todas as descrições e explicações necessárias.
A representação neutra não é tendenciosa na seleção ou na apresentação de informações financeiras. A representação neutra não possui inclinações, não é parcial, não é enfatizada ou deixa de ser enfatizada, nem é, de outro modo, manipulada para aumentar a probabilidade de que as informações financeiras serão recebidas de forma favorável ou desfavorável pelos usuários.
E a representação Livre de erros significa que não há erros ou omissões na descrição do fenômeno e que o processo utilizado para produzir as informações apresentadas foi selecionado e aplicado sem erros no processo.
Nesse contexto, livre de erros não significa perfeitamente precisa em todos os aspectos. Por exemplo, a estimativa de preço ou valor não observável não pode ser determinada como precisa ou imprecisa. Contudo, a representação dessa estimativa pode ser fidedigna se o valor for descrito de forma clara e precisa como sendo estimado. A utilidade das informações financeiras é aumentada se forem comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis.
Nesse contexto, para ser útil, uma informação necessita ser relevante e representar fidedignamente, a fim de atender o objetivo proposto/necessário de sua solicitação para tomada de decisão empresarial. No intuito de tornar as informações mais adequadas e contínuas, utilizamos as características qualitativas de melhoria das informações:
Comparabilidade,
Capacidade de verificação,
Tempestividade,
Compreensibilidade.
De acordo com essa breve contextualização, faça uma pesquisa bibliográfica (preferencialmente, no Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e descreva apresentando o conceito, e exemplos de aplicabilidade de cada uma das 04 (quatro) características qualitativas de melhoria da informação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
As características qualitativas de informações financeiras úteis são:
- Comparabilidade,
- Capacidade de verificação,
- Tempestividade,
- Compreensibilidade
O conceito e exemplos de aplicabilidade de cada uma das 04 características qualitativas de melhoria da informação são:
Comparabilidade
- para ser útil a informação deve ser comparável com a de outra entidades
- e também com períodos passados da mesma entidade
- Exemplo: compara o balanço patrimonial do ano de 2020 com o do ano de 2019
Capacidade de verificação
- significa que diferentes usuários da informação, bem informados e independentes podem chegar a um consenso sobre as informações apresentadas
- Exemplo: o gerente do banco e um investidor devem possuir interpretação semelhante sobre a liquidez financeira da empresa
Tempestividade
- para ser útil a informação deve ser divulgada em tempo que possibilite a tomada de decisão
- Exemplo: a DRE do ano de 2019 não pode ser divulgada apenas em 2021, pois, não seria mais útil para os investidores devido ao grande espaço de tempo decorrido
Compreensibilidade
- a informação deve ser compreensível por usuários bem informados e que compreendam adequadamente os termos contábeis
- Exemplo: o investidores deve ser capaz de analisar a DRE compreendendo de onde saiu cada um dos valores da operação da empresa
Perguntas interessantes
Comparabilidade - permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles, requer 2 itens.