Quala Importância do Imperador Justiniano Para o Império Romano do Oriente? E Maomé Para o Império Árabe?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Caracteristicas da Arte Bizantina
A fusão, em uma mesma obra, de características como a extidão das medidas de um artista grego e a meticulosidade de um oriental, define, em linhas gerais, a arte bizantina. Regatando alguns elementos da Antiguidade, a arte bizantina adaptou-os ao ambiente mais orientalizado de um império sediado em Constantinopla.
As manifestações artísticas dos bizantinos estavam intimamente ligadas a seus ideais e crenças. Por outro lado, a inexpressividade da escultura bizantina, relegada a segundo plano, é explicado pela proibição de adorar imagens humanas.
Em compensação, ocupa lugar de destaque a arquitetura religiosa, onde ficam evidentes as duas fontes em que se inspiram os artistas bizantinos. A Antiguidade está presente na preferência por proporções arquitetônicas regulares, tanto nas medidas como nas dimensões, embora existissem algumas obras de porte gigantesco.
A construção das igrejas segue dois modelos: a forma retangular (latina) ou forma de cruz (derivada do cristianismo). As influências orientais por sua vez, expressam-se na decoração abundante dos interiores e na grande inovação da arquitetura religiosa: a cobertura em cúpula, que se apóia sobre quatro grandes arcos.
A austeridade que dominava a parte externa dos edifícios, portanto, contrastava com a rica decoração interior. As paredes, o teto e a cúpula eram revestidos de mosaicos coloridos - a contribuição fundamental do Oriente à arte bizantina. Os mosaicos eram feitos com uma massa bastante maleável, sobre a qual se aplicavam pequenos cubos coloridos, um ao lado do outro, intercalado por estreitas fileiras de ouro e prata. Observado à distância, o conjunto assume formas que geralmente representam cenas bíblicas, onde as personagens chegam a ser alteradas para parecerem mais devotas.
O imperador e a imperatriz também eram representados nesses mosaicos como se fossem santos, pois se colocava em torno de suas cabeças uma auréola.
A arte bizantina cobriu uma grande área territorial e pode se apreciada ainda hoje em igrejas ortodoxas da Europa Oriental (Bulgária, Iugoslávia e Turquia) ou mesmo em Ravena, na Itália