Qual vice-reino possuía uma região que foi disputada pelo Brasil e pela Argentina?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Posso estar enganada, mas até onde lembro, foi o Vice-Reino do Rio da Prata, na Guerra do Paraguai.
Espero ter ajudado!
Respondido por
0
A Banda Oriental do Uruguai era de interesse do Império Português na América desde a descoberta da prata do Potosí, interesse mais tarde reforçado com a descoberta de ouro nas Minas Gerais, que incluíam os territórios dos atuais estados de Mato Grosso e Goiás. Por um lado, o Rio da Prata dava acesso a terras conquistadas pelos paulistas, onde se viria a encontrar ouro e de onde se traficavam escravos índios, os chamados ‘negros da terra’; por outro, o contrabando português de e para as terras espanholas era uma boa fonte de lucros, ademais de servir como uma fonte de irritação à constante inimiga, a Espanha. Assim, foi fundada a Colônia do Sacramento, base das reivindicações da futura província Cisplatina.
O príncipe regente D. João, na iminência da invasão de Portugal por Napoleão se estabeleceu no Brasil, com toda a corte. Como parte de sua estratégia política, no Congresso de Viena elevou o Estado do Brasil à categoria de Reino, unido a Portugal e Algarve. Sua vinda propiciou a intensificação das diretrizes políticas de Portugal, combatendo os elementos revolucionários na região, recolocando tais territórios, quatro vezes perdidos, sob seu domínio.
Na Espanha, Napoleão Bonaparte derrubara os Bourbon. Carlota Joaquina de Bourbon, filha primogênita do rei espanhol deposto Carlos IV de Espanha, era esposa de D. João VI. Embora não confiasse nas intenções políticas da esposa, que pendia aos interesses espanhóis, decidiu-se tentar a constituição de uma monarquia no rio da Prata sob autoridade de Carlota — e os filhos do casal seriam os herdeiros de um grande Estado Luso-Espanhol.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Música,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás