Artes, perguntado por yasmimsh2005, 9 meses atrás

QUAL TIPO DE ARTE QUE MAIS SE DESTACOU NESSE MOVIMENTO?

Soluções para a tarefa

Respondido por natielecosta800
2

Resposta:

Cubismo

CubismoPrincipais movimentos da Arte Moderna

CubismoPrincipais movimentos da Arte ModernaCubismo: o cubismo explorava as formas geométricas, com início entre 1908 e 1910. As obras promoviam a fragmentação e decomposição das figuras estáticas, e dessa forma, permitia a visualização simultaneamente de diversas perspectivas da mesma imagem....

Espero ter ajudado ❤️

Respondido por SouUmMochii
1

Por volta da década de 1950, a efervescência cultural da década e os questionamentos da sociedade do pós-guerra voltavam-se contra o estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura.

A Arte Contemporânea abarca alguns movimentos artísticos importantes entre os quais, destacam-se: Pop Art, Arte Conceitual, Arte Digital, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art, Arte povera, Arte de Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cinética.  feita a partir das maquetes chamadas de proposições ambientais.

Alguns artistas contemporâneos são reconhecidos mundialmente por seu trabalhos, entre eles, merecem destaque: Andy Warhol, Bansky, Damien Hirst, Jean-Michel Basquiat, Anselm Kiefer, Richard Serra, Bill Viola, Jeff Koons, Marina Abramovic, Gerhard Richter, Takashi Murakami, Lucian Freud, Keith Haring.

No Brasil, a Arte Contemporânea começou a se desenvolver a partir da década de 1950, com o movimento vanguardista conhecido por Neoconcretismo. Desde então, alguns artistas se tornaram conhecidos por uma arte inovadora, viva e autoral.

Entre os principais artistas brasileiros que fomentaram a arte contemporânea estão: Hélio Oiticica (1937 - 1980); Romero Britto (1963); Ferreira Gullar (1930 - 2016); Amilcar de Castro (1920 - 2002); Lygia Clark (1920 - 1988); Lygia Pape (1927 - 2004); Aluísio Carvão (1920-2001; Franz Weissmann (1911-2005); Hércules Barsotti (1914-2010); Willys de Castro (1926 - 1988); Cildo Meireles (1948-); entre outrosArte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.

A Arte Contemporânea reúne expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, apresentando um rompimento em relação à pauta moderna, o que pode ser considerado como o início do Pós-Modernismo.

Apesar de ainda preservar alguns valores artístico da Arte Moderna, como o desejo pelas invenções e experimentações artísticas, a arte da contemporaneidade apresenta a ruptura com alguns aspectos modernos, ajudando a configurar uma nova mentalidade no mundo artístico.

"Latas de sopas Campbell", 1962, é uma pintura do artista norte-americano Andy Warhol, composta por 32

quadros cada um com as variedades de sopa enlatada que a companhia oferecia na época. (Foto: Wikipédia)

O conceito, a atitude e a ideia da obra são mais valorizados na Arte Contemporânea do que, necessariamente, o objeto final. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, compartilham um espírito comum: em suma, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia.  

Constituída por uma série de estilos, perspectivas e técnicas, que podem ser manifestadas através da pintura, da dança, música, teatro, escultura, literatura, moda, instalações, a obra já não é o objeto em si, pois se funde com o processo criativo.

Propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras, nas intervenções artísticas contemporâneas o ambiente é trabalhado pelo artista de modo que ele venha a integrar-se à obra.  

A Arte Contemporânea perdura até os dias atuais e, atualmente, suas maiores vitrines internacionais são as bienais que reúnem artistas de todo mundo, ajudando a colocar em destaque o que está sendo produzido nesse âmbito. Hoje estima-se que há cerca de 100 bienais em cidades como São Paulo, Istambul, Moscou e Sydney.  

Características da Arte Contemporânea

Embora apresente alguns valores da Arte Moderna tais como inovações, experimentações e diluição de fronteiras entre as formas artísticas, a Arte Contemporânea representa a ruptura com alguns aspectos da Arte Moderna.

Abrindo espaço para uma diversidade de estilos, perspectivas e técnicas, a Arte Contemporânea, abandonou diversos paradigmas da Arte Moderna, trazendo valores para a constituição de uma nova mentalidade artística.

Outro aspecto marcante da arte na contemporaneidade são os avanços tecnológicos, impulsionados pela corrida espacial. Essa característica pode ser observada nos objetos construídos com formatos aerodinâmicos e alusivos ao espaço. A consciência ecológica e o reaproveitamento de materiais também são características observadas na Arte Contemporânea.  

Na Arte Contemporânea os artistas possuem uma grande liberdade de criação, de modo que eles podem transitar entre os diferentes períodos. Eles possuem liberdade total para se expressar, tanto tecnicamente como conceitualmente. As principais características da arte contemporânea são:

• Abandono dos padrões habituais;

• Fusão de arte e vida;

• Uso de novas tecnologias e mídias;

• Junção de estilos artísticos;

• Interatividade das obras;

• Questionamentos da definição de arte;

• Aproximação da cultura popular;

• Uso de materiais diferentes para a produções artísticas;

• Liberdade e efemeridade artística.

Contexto da arte Contemporânea .

Perguntas interessantes